Por: Thalita Vitoreli
14/09/2021 - 07:13:58

Um dos problemas de pele que mais incomodam as mulheres são as olheiras. As temidas manchas escuras sob os olhos aparecem com frequência e suas causas são variadas. Podem estar associadas a genética, hereditariedade, envelhecimento, ressecamento da pele, e também ao choro excessivo, estresse mental ou físico, falta de sono ou alimentação inadequada.

Evitar olheiras e diminuir o inchaço nas pálpebras é possível através de algumas mudanças de hábitos, como a ingestão de frutas, o uso de protetor e óculos de sol. A natureza também dá uma força. Alguns ingredientes como chás, leite, água de rosas e tomate podem ajudar na diminuição das olheiras.

Para te ajudar na guerra contra esse problema, confira a seguir dez maneiras naturais que vão colaborar com a atenuação dessa inimiga da beleza.

1. Chá de camomila ou chá verde

O chá de camomila acalma e hidrata a região dos olhos. Possui propriedades suavizantes que minimizam a cor escura da olheira. Além disso, funciona como um ótimo tônico para pele.

Outra opção é o chá verde, que é antioxidante e melhora a circulação sanguínea, ajudando na redução das olheiras. O chá preto também pode ser uma boa alternativa e possui as mesmas propriedades.

Como usar: prepare o chá um pouco mais forte, usando 2 saquinhos. Depois de pronto, coloque na geladeira e deixe esfriar. Faça compressas com um algodão e deixe sobre os olhos por 20 minutos.

2. Pepino

O pepino funciona como um adstringente e tem propriedades que também ajudam no clareamento da pele. Acalma instantaneamente a aparência cansada e inchada dos olhos e, além disso, tonifica a pele da região dos olhos.

Como usar: corte o pepino em fatias grossas. Conserve na geladeira por meia hora. Lave a área dos olhos e coloque o pepino gelado e já cortado em rodelas sobre os olhos. Deixe agir por 30 minutos.

3. Batata

As batatas contém substâncias naturais clareadoras que suavizam a cor arroxeada dos olhos e ajudam na diminuição do inchaço.

Como usar: deixe a batata a geladeira por 30 minutos. Corte-as em rodelas e coloque-as sobre os olhos, deixando agir por 20 minutos. Depois, lave a região com água morna para ativar a circulação.

4. Tomate

O tomate é rico em vitaminas, licopeno, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Por conter propriedades anti-inflamatórias, o tomate pode ajudar no clareamento da região dos olhos.

Como usar: misture uma colher de chá de suco de tomate com uma colher de chá de suco de limão. Aplique esta mistura sobre as olheiras e deixe agir por dez minutos. Enxague com água limpa.

5. Água de rosas

A água de rosas contém vitaminas A e C, tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e ajuda a equilibrar o pH da pele. A aplicação proporciona um efeito calmante sobre os olhos.

Como usar: ferva meio litro de água e despeje duas pétalas de rosas frescas. Deixe ferver por dois minutos e depois de esfriar, faça compressas com um algodão durante 10 minutos.

6. Óleo de Amêndoas

O óleo de amêndoas é outro ingrediente que traz benefícios à área delicada ao redor dos olhos. Quando usando regularmente, é possível perceber um clareamento das olheiras.

Como usar: antes de se deitar, aplique o óleo sobre as olheiras massageando suavemente. Deixe agir durante a noite e lave pela manhã com água fria.

7. Água gelada

A água fria tem a capacidade de contrair os vasos sanguíneos sob os olhos. Esse processo pode ajudar muito na redução do inchaço e das olheiras.

Como usar: umedeça um pano em água fria e coloque-o diretamente sobre suas pálpebras fechadas durante 15 minutos. Também é possível envolver alguns cubos de gelo em um pano e colocá-lo sob seus olhos.

8. Maçã

A maçã também pode ser utilizada para atenuar as olheiras de uma forma natural devido ao ácido tânico presente na mesma, cuja capacidade é o clareamento do tom de pele.

Como usar: corte uma maçã madura em pedaços grossos. Coloque as fatias da maçã sob seus olhos e deixe agir por cerca de meia hora. Lave a área da pele com água fria.

9. Hortelã

O hortelã é um dos remédios mais eficazes contra olheiras. Por dar um efeito de resfriamento e ter propriedades calmantes, as folhas de hortelã ajudam a remover olheiras de uma forma muito natural. A sensação de formigamento, provocada pela hortelã ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na área dos olhos.

Como usar: esmague com cuidado cinco folhas de hortelã fresca. Aplique a mistura obtida em torno dos olhos e deixe agir por cinco a dez minutos. Em seguida, lave a região.

10. Leite

O ácido láctico presente no leite ajuda a clarear a pele e acalmar a irritação.

Como usar: umedeça algodão no leite integral e coloque-o sobre os olhos deixando agir por dez minutos.

Previna-se e evite o aparecimento de olheiras

O organismo de algumas pessoas têm uma tendência para o acúmulo de melanina na região dos olhos. Esse é um problema genético, hereditário que faz com que a pele fique mais escura e ocasiona a formação de olheiras. Por outro lado, alguns maus hábitos também podem provocar o aparecimento de olheiras, como por exemplo, a má alimentação, a falta de sono e o ressecamento da pele. Felizmente, é possível se prevenir e evitar o aparecimento das olheiras mudando pequenos hábitos em sua rotina diária. Saiba como:

Durma bem: oito horas de sono diárias são recomendadas para uma pele saudável.

Evite o consumo de açúcar: a má alimentação faz com que os vasos sanguíneos da região dos olhos fiquem dilatados, deixando a região escurecida. Inclua em sua dieta alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, couve e folhas verdes. O antioxidante ajuda a diminuir a inflamação em todo o corpo.

Evite o uso do cigarro e do álcool: quanto mais os vasos da região das pálpebras se dilatam, maior o escurecimento da região. O cigarro e as bebidas alcoólicas tornam mais visíveis os vasos sob a pálpebra, por provocarem dilatação e aumento do fluxo sanguíneo deles.

Use óculos de sol: A exposição à radiação ultravioleta pode causar aumento da pigmentação das olheiras. O uso de óculos solares com lentes que contenham boa proteção UV é indicado como prevenção, assim como o filtro solar.

Hidrate a região dos olhos: procure por um hidratante leve e com ingredientes suaves e naturais, como, por exemplo, aloe vera.

Assim como a maioria dos problemas de beleza, prevenir é sempre melhor do que remediar. Mas caso suas olheiras não melhorem nem com as alternativas listadas acima, o ideal é consultar um dermatologista.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL