Por: G1 BA
23/07/2021 - 09:48:51

 

A Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) aprovou uma proposta que reserva vagas nos cursos de graduação para pessoas em situação de privação de liberdade, egressos do sistema prisional e para refugiados. A informação foi divulgada pela instituição na quarta-feira (21).

 

Segundo a instituição, esse público vai poder acessar a vaga via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Colégios Universitários. Haverá uma vaga para cada curso, turno e campus da instituição. Ao todo, a universidade possui três campi: Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de Freitas.

 

A expectativa é que as novas medidas sejam aplicadas nos próximos processos de ingresso na Ufsb. De acordo com comunicado da instituição, a Ufsb é a primeira universidade a oferecer reserva de vagas para o público interno ou egresso do sistema prisional no país.

 

A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário da Ufsb, e alterou a Resolução 10/2018, que trata da política de ações afirmativas para processos seletivos aos cursos de graduação da universidade.

 

A Ufsb também informou que vai buscar apoio junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Justiça do Estado da Bahia e unidades prisionais da área de abrangência da universidade, além de outras instituições, para divulgar a nova resolução.

 

Sobre a medida, a instituição informou que já comunicou à Secretaria de Administração Prisional (Seap) e deve realizar nos próximos dias uma reunião com a direção do presídio de Itabuna, sede da instituição, para apresentação da resolução e alinhamento de ações conjuntas para que os detentos se preparem para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

A universidade já possui reserva de vagas para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, além dos povos indígenas aldeados, povos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades identitárias tradicionais e pessoas de origem cigana.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL