Coluna Social
Por: ASCOM
14/02/2018 - 00:01:37

A multidão parecia realmente não querer ir embora do Carnaval oficial de Porto Seguro, encerrado nessa terça-feira (14), na Passarela do Descobrimento, com um show eletrizante do cantor Gusttavo Lima como atração principal. O músico sacudiu a galera do alto trio elétrico, cantando grandes sucessos da música sertaneja, passando também pelo funk e o axé. E a multidão cantou junto.

Com seu sotaque mineiro, Gusttavo Lima convidou um fã para cantar com ele no trio, falou com o público e cumprimentou o prefeito Beto Nascimento pelo sucesso da festa. “O prefeito Beto está de parabéns por esse Carnaval maravilhoso. Não tem lugar melhor para encerrar do que aqui em Porto Seguro. Trocamos cinco dias por um ano. O resto do ano a gente trabalha para ganhar dinheiro e vir gastar em Porto Seguro”.

A Passarela ferveu também com a entrada da banda Virou Bahia. Sob o comando do vocalista Gabriel Brito, a banda, que é prata da casa, também colocou o público para cantar e dançar. “Quem está feliz aí levanta a mão”, disparou. E a multidão, dos quatro cantos do país, respondeu à altura aos chamados do vocalista. No cardápio musical da noite, teve ainda Amanda Santiago e a banda Morcegada. Pelas ruas, os blocos culturais Brasil Chama África, O Bloquinho, os Folhas, Tive Linha e Barguncetes mostraram porque cada vez mais se transformaram em grandes atrações do Carnaval.

Violência zero

Outro ponto alto muito elogiado do Carnaval de Porto Seguro este ano foi a tranqüilidade da festa, onde não foi registrada qualquer ocorrência grave. Para o capitão Barbosa, da Polícia Militar, vários fatores contribuíram para o sucesso no quesito segurança. “Graças a Deus foi um Carnaval muito tranqüilo. Além de todo o esquema montado, as atrações e o estilo das bandas não incitavam a violência”, observa.

Segundo ele, mais de 200 homens trabalharam no circuito e também fora dele, fazendo rondas, barreiras, revistas, abordagens e atuando também nos postos elevados instalados na Passarela. Para completar o aparato policial e aumentar a sensação de segurança, foram montados ainda estandes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. A Guarda Municipal também fez a sua parte, zelando pelo bem dos foliões e do patrimônio público.



Por: Correio
14/02/2018 - 20:10:23

As escolas de samba são avaliadas em nove quesitos.

A escola de samba campeã do carnaval de 2018 no Rio de Janeiro é a Beija-Flor de Nilópolis. A escola apresentou o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, baseado no livro de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley, que completou 200 anos.

Na obra, um cientista dá vida a uma criatura construída com partes de pessoas mortas, tornando-se uma figura feia. No desfile, a figura foi usada para críticas a problemas sociais como corrupção e desigualdades.

Em uma disputa apertada, a campeã ficou apenas um décimo à frente da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti.

As escolas de samba foram avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.

 

 



Por: Correio 24 Horas
14/02/2018 - 19:56:13

Desfile da escola, com críticas a Michel Temer e manifestantes, foi o mais comentado nas redes.

Depois de um ano difícil, que teve um acidente com um carro desgovernado deixando um morto e 19 feridos, a Paraíso do Tuiuti conseguiu se reerguer e este ano conquistou o vice-campeonato do carnaval 2018 do Rio. Além disso, foi a escola mais comentada nas redes sociais e nas ruas desde seu desfile, que trouxe um presidente-vampiro, em alusão clara a Michel Temer.

A escola chegou ao grupo especial em 2017, depois de vencer a divisão de acesso em 2016. No ano passado, acabou ficou na última colocação geral, mas não caiu para a competição de acesso novamente porque a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) resolveu não rebaixar nenhuma escola por conta dos acidentes na Sapucaí."Acho que foi a decisão mais sensata. Como você vai julgar uma escola em vários quesitos assim? Primeiro vem a vida", disse na época Leandro Machado, diretor de carnaval da Paraíso do Tuiuti.

“A Tuiuti veio de uma terra arrasada para provar que com trabalho, honestidade e dedicação pode ser competitiva“, comemorou hoje Thiago Monteiro, um dos diretores de carnaval da Tuiuti, em entrevista ao G1. O vice-campeonato foi bastante celebrado pela escola. “É muita emoção. Isso é fruto de muito trabalho que um grupo que começou o ano rebaixado e a gente chega a vice-campeão do carnaval. Parabéns à Beija-Flor, parabéns a todas as escolas“, acrescentaThiago.

A radialista Elizabeth Ferreira Joffe, 55 anos, a Liza Carioca, foi atropelada pelo carro da escola na Sapucaí e morreu dois meses depois. A fotógrafa Lúcia Regina de Mello Freitas, 56 anos, ficou gravemente ferida no acidente. Ela teve fratura exposta na perna e ficou em estado grave na UTI do hospital Miguel Couto. 'A luta foi pra eu ficar com a minha perna e eu estou indo para a casa com ela', comemorou, quando recebeu alta.

Desfile polêmico
Em seu desfile, a escola discorreu sobre a escravidão no Brasil e defendeu a ideia de que ela ainda não acabou, apenas mudou de forma.

O carnavalesco Jack Vasconcelos partiu dos navios negreiros do século 16 e chegou ao "cativeiro social" dos dias de hoje, marcado por desigualdades sociais e precarização do trabalho. As últimas alas e o último carro alegórico, bastante aplaudidos, faziam críticas à reforma trabalhista e sugeria o presidente Michel Temer (MDB) como vampiro.

Foi uma apresentação de início e fim fortes, mas que se perdeu no meio. A sequência de alas de escravos nos canaviais, nos cafezais, nas minas e nos quilombos foi cansativa.

A escola apresentou figurinos refinados e carros de beleza plástica, mas poucas inovações estéticas. A comissão de frente, com escravos acorrentados açoitados por um feitor, impressionou, assim como a menção às disparidades brasileiras, mostradas no último carro: o andar de cima, com banqueiros e aristocratas, e o de baixo, com o proletariado, domésticas, operários e motoristas.

A ala "Guerreiros da CLT" trazia carteiras de trabalho chamuscadas, alusão à reforma trabalhista, e a "manifestoches" debochava dos protestos contra a ex-presidente Dilma Rousseff  (PT) - os manifestantes foram representados como fantoches.

Ao final, os integrantes do Paraíso comemoraram o bom desfile - que talvez não possa ser repetido no desfile das Campeãs (reunião das seis melhores escolas das duas noites), mas deixa a escola distante do rebaixamento à segunda divisão.



Por: ASCOM
14/02/2018 - 17:32:29

A terceira noite do carnaval de Porto Seguro, 12/02, reuniu milhares de pessoas na Passarela do Descobrimento. Os foliões contaram com uma programação diversificada atraindo a atenção do grande público. A abertura do circuito cultural foi marcada pela animação do bloco Adão e Eva e em seguida, com as Cityguets , animados pela contagiante participação do cantor Walber Luiz com mais variados estilos musicais

Passava da 1h quando um dos principais destaques desta segunda-feira, a banda Chiclete com Banana, não deixou ninguém parado ao relembrar sucessos consagrados a exemplo do " Diga que valeu ", "Amor de Julieta", "Cabelo Raspadinho ", na levada do vocalista Kill.

Fechando a noite com forte pagode sacudindo a Passarela, a banda Psirico, comandada por Márcio Vitor, arrastou a multidão ao som de intenso repertório como "Lepo Lepo ", "Tome Tome.

Serviços de Saúde qualificados

Durante os dias de festa, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, preparou esquema especial a fim de garantir tranquilidade para o folião. Na avenida está sendo oferecido pronto atendimento com equipe multidisciplinar, estrutura de 5 leitos para estabilização, composta por unidade de oxigênio, monitor cardíaco, ventilador mecânico, desfibrilador, poltronas de hidratação, medicamentos e insumos, além da disponibilidade de ambulância estrategicamente posicionada nos casos emergenciais. Uma média de 40 atendimentos têm sido realizados por noite, na maioria dos casos por alcoolemia.

A Vigilância Sanitária mantém inspecionando a comercialização dos  alimentos e bebidas consumidos por moradores e turistas. Nos dias de festa já foram realizadas mais de 130 vistorias.

No espaço destinado ao Centro de Testagem e Aconselhamento continuam sendo efetivados até o último dia do carnaval, das 20h às 2h, exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos no local e por todo o circuito. Mais de 370 testes rápidos já foram computados nos 3 dias da folia.

Folião Satisfeito

Com toda estrutura logística e de recursos humanos envolvidos na avenida, Gabriel Martim, morador de Porto Seguro, fez questão de reforçar o entusiasmo. "Avalio como bastante positivo todo o aparato oferecido para nós, principalmente por termos a possibilidade de ter um carnaval tranquilo, de poder trazer os filhos,  eu vim com a minha filha de 4 anos", diz.

A Luiza Alves, moradora do Rio de Janeiro, destacou a satisfação de participar do carnaval com a família. "Faz 4 anos que visito Porto Seguro, o prazer é enorme, pois é super organizado e oferece paz. É muito bom trazer a família para essa festa incrível ", afirma.



Por: Luciene Nogueira / AtlanticaNews
08/02/2018 - 03:17:17

Hoje é um dia especial em nosso calendário, pois finalmente chegou o seu dia. É um momento de ser feliz, de se alegrar e desejar coisas boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom para ser comemorado. Feliz aniversário, minha esposa!



Eu espero que esteja feliz com esta data, tirando proveito de cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje. Curta bastante, alegre-se e divirta-se! 

Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e em nossa família. O momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você, e entre eles estou eu, pode acreditar.

Você está no auge da maturidade, da experiência, e tem que se orgulhar muito por isso. Obrigado por fazer parte da minha vida, por ser atenciosa comigo nos momentos que busquei a sua ajuda e pude contar com você. 

 

Seu esposo Claudio e filhos te deseja o melhor de todos os presentes...Que é a FELICIDADE !!!



Por: Luciene Nogueira / AtlanticaNews
05/02/2018 - 11:34:35

Aconteceu neste domingo (4), em Eunápolis, a feijoada beneficente para ajudar a jovem estudante Eduarda Silva de Barros a passar por uma neurocirurgia endoscópica para a retirada de um grande cisto do cérebro. Dezenas de voluntários, especialmente da comunidade do IFBA, se uniram para arrecadar o fundo de apoio. A cirurgia custa R$ 27.500,00 e não é coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Gratidão e agradecimento aos jovens que se uniram por uma amiga e muitas vezes uma desconhecida, uma colega de campus”, disse uma voluntária. “Agradecimentos às bandas que tocaram, a Ari pelos jogos de mesas, ao senhor Weliton pelos brinquedos, aos sites e rádios pelas propagandas, aos comerciantes que doaram prêmios, aos que compraram ingressos, aos pais que doaram, compraram e venderam os bilhetes, aos pais presentes na feijoada, no fazer. Não foi fácil, mas juntos somos um. Então, simplesmente obrigada por tudo”, completou.

Duda – Eduarda, chamada pelos amigos e familiares de Duda, é estudante do IFBA Eunápolis e foi diagnosticada em dezembro de 2016. Um ano depois sem a cirurgia, não houve melhora.