Coluna Social
Por: Secom
20/11/2019 - 22:15:21

Começou nessa terça-feira (19/11), com total apoio da Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, o Projeto Cultura e Sustentabilidade JSL, na Praça do Pequi. Pelo menos 1,5 mil crianças e adolescentes, alunos da rede municipal de ensino já acompanharam os espetáculos até agora. A atração aberta ao público e gratuita, é composta por várias apresentações teatrais das companhias "Mamulengo Fuzuê" e "Circo Fool", além de cinema, palestras e oficinas.

O Projeto, que está rodando o Brasil, foi aprovado pela Lei federal de Incentivo à Cultura e é realizada pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura. Uma arena com capacidade para 250 pessoas por apresentação foi montada na Praça do Pequi, onde fica até esta sexta-feira (22/11).
O prefeito Robério Oliveira destacou que as escolas da rede municipal fizeram o agendamento prévio das visitas dos alunos aos espetáculos para garantir mais conhecimento e lazer às crianças e adolescentes. "As apresentações falam da cultura local e da sustentabilidade usando a linguagem que a garotada gosta de ouvir, o que atrai os nossos meninos e meninas", disse Robério Oliveira.

Ainda dá tempo de assistir aos espetáculos e participar das palestras e oficinas. Confira a agenda completa:
19/11: 8h30 (teatro)/ 9h30 (teatro)/ 14h (teatro), 15h (teatro) e 19h30 (palestra)
20/11: 8h30 (teatro)/ 9h30 (teatro)/ 14h (teatro), 15h (teatro) e 19h30 (palestra)
21/11: 8h30 (teatro)/ 9h30 (oficina)/ 14h (teatro), 15h (oficina) e 19h30 (palestra)
22/11: 8h30 (teatro) e 9h30 (teatro)

 



Por: Ascom /PS
19/11/2019 - 23:43:16

A Corridinha Trancoso Kids Run iniciou as competições da primeira edição da Trancoso 15K. Centenas de crianças participaram do evento, na sexta-feira, 15, feriado da Proclamação da República, na área do Quadrado, onde familiares e turistas ficaram encantados com o espírito esportivo dos pequenos atletas.

A programação envolveu aquecimento e cada menino e menina recebeu numeral de peito, hidratação e foi contemplado com medalha de participação. A iniciativa da Vida Sport contou com parceria de escolas municipais, apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer; Saúde; e Trânsito e Serviços Públicos, bem como de empresas locais.  

O dia foi oportuno para aula introdutória de Yoga, com o professor Santiago Ingram, para atletas, moradores e turistas que já estavam no clima da corrida, além da continuidade na entrega de kits até o fim da tarde. 

"Estamos confiantes na consolidação da Trancoso 15K e gratos ao apoio da comunidade, das empresas parceiras e da Prefeitura de Porto Seguro, que estão empenhados conosco em fazer deste evento mais um atrativo de turismo esportivo para o município, que já demonstra essa vocação", destaca o sócio-diretor da Vida Sport, empresa organizadora, Antônio Vidal.

 



Por: Rose Marie Galvão
19/11/2019 - 16:50:02

Em parceria com o Instituto Brasil Chama África, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb-Campus XVIII-Eunápolis), realiza o Primeiro Novembro Negro da instituição paralelo a VII Semana da Consciência Negra. O evento acontece de 21 a 28 de Novembro no Bairro Stela Reis, em Eunápolis

Pela primeira vez as duas instituições se juntam para ampliar a celebração da data quando se aproveita também para discutir temas atuais como racismo, diversidade, preconceito racial, "potencializando as discussões acadêmicas e ampliando o público alvo dos eventos", conforme destacou a professora Joceneide Cunha, licenciada em história e doutora em História da África.

Ao longo deste mês, as duas instituições vêm promovendo uma séria de atividades culturais voltadas para a celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro. Rodas de conversa, lançamento de livros, palestras, debates e apresentações musicais que resgatam e valorizam a cultura e a identidade negras integram a programação, além de reformar o empoderamento e a resistência do povo negro no país.

Dentro da extensa programação, nesta quinta-feira (21/11), a partir das 14 horas, acontece o lançamento do livro “Percursos para o Reconhecimento, Igualdade e Respeito” com roda de conversa com o autor, Jacques d’Adesky (foto).

SOBRE O AUTOR

O autor é licenciado em ciências econômicas pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, e doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo. Iniciou a sua carreira no Ofício Belga para o Comércio Exterior, na Bélgica. Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Republica Centro-africana. Na Universidade Candido Mendes, trabalhou inicialmente como pesquisador, depois como vice-diretor administrativo do Centro de Estudos Afro-Asiáticos. Atualmente, é gestor nacional do curso de relações internacionais da UNESA e pesquisador visitante da Universidade Laval, no Quebec, Canadá.




Por: Luciene Nogueira / AtlanticaNews
11/11/2019 - 17:50:35

A AABB de Eunápolis foi palco da comemoração pelos 40 anos de carreira de Edinho Seresteiro, estimado músico de Eunápolis. Uma grande seresta foi organizada pelo filho do artista, Thiago, no último sábado (9).



O vereador Cherubino e sua esposa Mauren e família estiveram presente, nesta grandiosa seresta.

Com direito a vídeo no telão com depoimentos de amigos, netos, musical do próprio Edinho, a festa encheu o são com convidados felizes pela conquista do artista.



Sandro Borges fez a abertura da festa, e Edinho cantou bastante emocionado a música “Emoções”, de Roberto Carlos, chegando a ajoelhar no salão.



Prestigiaram o Seresteiro no palco Anderson Monteiro e Jarley Abno. Tony Melodia e esposa, a presidente do Lions Clube Santa Cruz, Maria Dajuda Teixeira, e uma parte de sua diretoria também compareceram à homenagem.

O Atlântica News foi o site exclusivo da festa.



Por: Luciene Nogueira / AtlanticaNews
11/11/2019 - 14:42:52

A 23ª edição do Café Colonial marcou momentos especiais em Eunápolis. Além da tradicional programação, a festa comemorou os 31 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae Eunápolis.

No tradicional desfile do Café Colonial, desfilaram Lora Morena, Bela Fêmea e Minis Infant, kids baby e Decor. As crianças contaram com o Baby Kids, espaço de beleza infantil. Enzo e Jéssica abrilhantaram o evento desfilando pela Apae.

O evento contou com participação especial de Cristiane do Cheiro de Forró, que foi a atração musical da festa.

A presidente é Emília Maria Machado Loureiro e a patronesse foi Luciana Pimenta Peixoto.
 



Por: Luciene Nogueira / AtlanticaNews
07/11/2019 - 15:32:13

Os 69 anos de fundação de Eunápolis foram comemorados na Câmara de Vereadores da cidade, na noite desta terça-feira (5), quando sessenta e quatro munícipes receberam o título de Cidadão Eunapolitano outorgado pelo Legislativo Municipal em Sessão Solene.

Homenageados e seus familiares, parlamentares, secretários, autoridades e representantes da sociedade civil lotaram o Plenário Laedson Maia para prestigiar a cerimônia, comandada pelo vereador Jorge Máecio (PP), Presidente da Casa.

Compuseram a mesa o prefeito da cidade, Robério Oliveira, o juiz Wilson Nunes da Silva, o Capitão PM Tito, representando a 7ª. Companhia de Polícia da cidade, o presidente da OAB, Leonardo Maia, o diretor da 23ª Coorpin, e o presidente da Juventude Nacional do PP, Netto Carletto.

Em seu pronunciamento, Jorge Maécio saudou os convidados. “É com muita satisfação que nós apresentamos esta solenidade, aprovada por unanimidade, oficializando a cidadania dessas pessoas [homens e mulheres] que contribuíram muito para a nossa cidade. É um reconhecimento do trabalho, empenho e dedicação dessas personalidades. Quero parabenizá-los e desejar sucesso em suas realizações”.

O presidente informou que a Comenda Santa Dulce dos Pobres, para homenagear a Irmã Teresinha de Biasi, da Casa de Recuperação Nutricional SOS Vida, em Eunápolis, será entregue em outra solenidade, tendo em vista que a irmã está em Porto Alegre, em casa de familiares, onde se recupera de uma cirurgia. O estado de saúde da religiosa é muito bom.

Entre os convidados de honra o prefeito da cidade, Robério Oliveira (PSD), ao usar a tribuna destacou sua emoção em lembrar a história de Eunápolis, sempre com grande alegria. “Mas para mim, quando a gente lembra a história e homenageia cidadãos notáveis, como estes que estão aqui, é algo que tenho como grande importância para este município”.

Escolhidos pelos vereadores proponentes, os homenageados tiveram direito ao uso da tribuna. Em nome de todos eles falou o ex-vereador e advogado Fabrício Frieber que, sem esconder a emoção, saudou as autoridades presentes e seus familiares. Em seguida lembrou o ex-presidente do Legislativo eunapolitano, Amós Pereira Bispo, proponente do título a ele conferido.

“Amós, na Legislatura 2001 a 2004, ao lado de outros colegas, como Vavá da Farmácia e Jurandi Leite, deram início à construção deste prédio, com recursos próprios. Sem dúvida uma das maiores obras públicas do município construída com recursos da própria Câmara”. Enfatizou.

Dentre os homenageados estão Leonardo Formiga, Janino Barbosa, Dr. Renato Zarattini, Padre Rosival Gomes, Edinho Seresteiro, Francisco Rogério, Moisés Damasceno, Padre Alessandro Colen e Padre Adelicio Lopes. Arnaldo Viana, Fabricio Sena, Manoel campos, Alex Ornelas e Dr. Fabrício Sena, representantes da Loja Maçônica 5 de Novembro, também receberam o título, bem como Katia Silene, Cherubino José de Souza, Janino Barbosa, José Miranda, Luiz Carlos Silva e Fabricio Ghill Frieber.