|
|
Neste domingo (15) Itabuna e Bahia de Feira se enfrentam na oitava e penúltima rodada da Série B pelo Campeonato Baiano. A TVE transmite a disputa a partir das 14h45 (pré-jogo), direto do estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O confronto será transmitido pela TV aberta e também poderá ser acompanhado ao vivo pelo youtube.com/tvebahia.
Invicto no campeonato, o Dragão do Sul garantiu mais uma vitória na última rodada, ao bater o Teixeira de Freitas por 3 a 0, no último domingo (8). Com o resultado, o Itabuna garantiu vaga antecipada na semifinal e reassumiu a liderança com 19 pontos. O Tremendão também segue sem nenhuma derrota no campeonato e confirmou sua classificação ao superar o Vitória da Conquista por 3 a 0. Com mais um resultado positivo, o Bahia de Feira chegou aos 17 pontos, dois a menos que o líder.
A cobertura terá narração de Valter Lima, com comentários de Rodrigo Araújo e reportagem de Marina Aragão. Tem ainda conteúdos exclusivos no instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e twitter.com/tvebahia. Os torcedores poderão participar também pelo WhatsApp 71 99626 0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente às 12h) e TVE Notícias (diariamente às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
Serviço:
Itabuna e Bahia de Feira pela Série B do Baianão na TVE
Quando: domingo (15), às 14h45 (pré-jogo).
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia
Disputando com mais de dois mil corredores de todo o país e até do exterior, dois atletas eunapolitanos conquistaram pódio na 7ª. Meia Maratona do Verde e das Águas, realizada neste domingo (08/06) na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES). Com percursos de 21km, 07km e da Kids Run, em meio à Floresta de Tabuleiro, os corredores tiveram como cenário os 23 mil hectares de Mata Atlântica.
Alécio Pereira, de 54 anos, conquistou o 3º lugar na classificação geral, sendo um feito espetacular. Alécio é um atleta de Eunápolis reconhecido como um dos maiores corredores de rua da Bahia, e hoje faz parte do grupo de corrida "Crew Soft Run". Ele é um corredor de sucesso, tendo inclusive sido homenageado em eventos como a Corrida Rústica de Arraial d'Ajuda, onde foi reconhecido como um dos maiores campeões da história do certame, com cinco vitórias.
O outro corredor, Milton Guerreiro, aos 61 anos, sagrou-se campeão de sua faixa etária no percurso de 7km conquistando o troféu de1º lugar. Dono de uma longa história no atletismo, inclusive com várias participações na tradicional Corrida de São Silvestre, Milton Guerreiro, atualmente é Diretor Legislativo da Câmara Municipal de Eunápolis, fotógrafo e músico.
Vários outros corredores eunapolitanos representaram a cidade de Eunápolis nesta prova de atletismo que já virou tradição. A prova é realizada nas trilhas da Reserva Natural Vale, localizada em Linhares, no norte capixaba.
O maior ativo ambiental da Vale é um espaço oficial de conservação e pesquisa desde 1978, que integra o Circuito do Verde e das Águas, uma das principais rotas turísticas do Espírito Santo. Com seus 23 mil hectares de mata preservada é considerada uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do país e um dos últimos grandes remanescentes de uma das formações florestais mais ameaçadas da Mata Atlântica.
Realizado no último final de semana, evento reuniu capoeiristas de vários estados
Com o apoio da Suzano e da Prefeitura Municipal de Caravelas, o 2º Encontro Nacional de Capoeira reuniu mestres, contramestres, professores, alunos e grande público amante da capoeira, entre os dias 30 e 31 de maio, na cidade de Caravelas. Foram cerca de 15 horas de programação gratuita, com as tradicionais rodas, oficinas, palestras, vivências culturais, apresentações de Maculelê, samba e momento especial dedicado às crianças.
De acordo com um dos organizadores do evento e professor da escola de capoeira Cultura Ginga, Anderson dos Reis de Azevedo, o Contramestre Dão, o encontro foi muito além do entretenimento, mas uma oportunidade para fortalecer os laços culturais, promover a troca de conhecimentos entre gerações, e destacar pautas importantes como acessibilidade e o combate ao assédio, que foram debatidas na programação.
“Tivemos a presença de um público expressivo, não só de capoeiristas, mas também de pessoas que vivenciaram pela primeira vez nossa arte marcial e conheceram os valores transmitidos pela capoeira. O objetivo do encontro, que acontece todos os anos, é manter viva a tradição, que faz parte da cultura baiana e brasileira, além de mostrar a todos o papel da capoeira na inclusão social e na formação de cidadãos conscientes", ressalta o Contramestre Dão.
O evento também teve a organização dos instrutores Gafanhoto, Pavão e Mestre Alegria, que promovem há vários anos o ensino da capoeira na região para crianças e adultos. Participaram do evento também, mestres e grupos de capoeira de várias cidades do Extremo Sul da Bahia, além de Salvador, Vitória (ES), Almenara (MG) e Nanuque (MG).
Para o consultor de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, o apoio da companhia ao evento está alinhado ao compromisso da Suzano em contribuir para o desenvolvimento social da região. "A capoeira tem um papel social importante na construção de bons valores em nossa sociedade. O apoio da empresa a este evento integra um esforço contínuo para fortalecer as riquezas culturais das regiões onde temos operações. Nós, na Suzano, temos um direcionador de cultura que é Gerar e Compartilhar Valor, por isso somos parceiros de diversos projetos que fomentam as potencialidades locais", completa Elton.
Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br
Torneio que virou tradição reforça integração e fortalecimento da advocacia baiana
O time da subseção da OAB-BA de Eunápolis confirma participação na VII Copa CAAB de Futebol, o maior evento esportivo da advocacia do Norte-Nordeste do Brasil. Realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), a competição é aguardada com grande expectativa por advogados de todo o Estado. A edição deste ano, prevista para o segundo semestre, promete repetir — e até superar — o sucesso das anteriores, reunindo mais de 600 advogados inscritos.
Mais do que uma disputa esportiva, a Copa CAAB é reconhecida como uma importante iniciativa de promoção da qualidade de vida, bem-estar e integração da classe jurídica, envolvendo não apenas os advogados, mas também seus familiares. As partidas são organizadas por zonais, o que fortalece o caráter regional e democrático da competição.
Segundo o presidente da CAAB, Maurício Leahy, a realização de mais uma edição do torneio reafirma o compromisso da entidade com o fortalecimento dos laços entre os profissionais do Direito em todo o Estado.
"A Copa CAAB já faz parte do calendário esportivo da advocacia baiana. É um momento de promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida. E esse projeto vai muito além do esporte: ele celebra a força da nossa categoria e o espírito coletivo que nos une", afirma Leahy.
Desde o início da gestão atual (2022-2024 e reeleita para 2025-2027), a diretoria da CAAB tem priorizado a valorização da advocacia do interior. Em 2022, a final do torneio foi realizada em Feira de Santana; nos anos seguintes, a abertura ocorreu em Jacobina (2023) e Paulo Afonso (2024), reforçando a descentralização do evento.
A diretora de Esportes da CAAB, Juliana Camões, destaca a importância da Copa como ferramenta de saúde física e mental para os advogados. “Sabemos das pressões da rotina da advocacia. A Copa CAAB é um respiro saudável, um momento de lazer e superação. Nosso objetivo é sempre oferecer uma experiência esportiva segura, acolhedora e de alto nível técnico”, diz Juliana.
Rosenberg Almeida, delegado da CAAB na subseção, afirma que os atletas de Eunápolis estão ansiosos pelo início da competição, comprometidos e focados em defender as cores do time. “Com todo o respeito que as demais equipe merecem, não podemos fugir do nosso favoritismo. Precisamos assumir esse posto de maior campeão do zonal do Extremo Sul e vamos em busca de defender esse título”, pontua.
A expectativa é de que, assim como nas edições anteriores, a VII Copa CAAB de Futebol consolide ainda mais seu papel como símbolo de integração, saúde e união da advocacia baiana.
Brasil encara Equador, fora de casa, e Paraguai, na Neo Química Arena, na próxima Data Fifa
Novo técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti anunciou, nesta segunda-feira (26), sua primeira lista de convocados para os próximos compromissos nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Ao todo, 25 jogadores foram chamados para os confrontos contra Equador e Paraguai.
No dia 5 de junho, o Brasil enfrenta o Equador, às 20h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. Cinco dias depois, a Seleção recebe o Paraguai, às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Carlo Ancelotti foi oficializado como novo técnico da Seleção no dia 12 de maio, pelo então presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que foi destituído do cargo após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Candidato único nas últimas eleições, Samir Xaud foi eleito novo presidente da entidade, com mandato até 2029.
Com 21 pontos conquistados, a Seleção Brasileira ocupa atualmente a quarta posição nas Eliminatórias. O Equador, primeiro adversário na próxima Data Fifa, é o vice-líder, com 23 pontos. Já a Paraguai, que também soma 21, aparece uma colocação abaixo da Amarelinha nos critérios de desempate.
Neymar fora da lista de convocados
Desde que retornou ao Santos no início do ano, Neymar vem enfrentando problemas físicos e tem tido dificuldades para entrar em campo. Foram três lesões musculares em menos de seis meses e apenas 11 partidas disputadas no período.
O camisa 12 atuou por cerca de 60 minutos nos dois últimos compromissos do Peixe, contra o CRB, pela Copa do Brasil, e diante do Vitória, pelo Brasileirão. Ainda assim, ficou fora da lista de 25 convocados do técnico Carlo Ancelotti.
Convocação da Seleção Brasileira
Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Bento (Al Nassr-RSA)
Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
Alex Sandro (Flamengo)
Alexsandro (Lille-FRA)
Beraldo (PSG-FRA)
Carlos Augusto (Inter de Milião-ITA)
Danilo (Flamengo)
Léo Ortiz (Flamengo)
Marquinhos (PSG)
Vanderson (Monaco-FRA)
Wesley (Flamengo)
Meio-campistas
Andreas Pereira (Fulham-ING)
Andrey Santos (Strasbourg-FRA)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Casemiro (Manchester United-ING)
Ederson (Atalanta-ITA)
Gerson (Flamengo)
Atacantes
Antony (Betis-ESP)
Estêvão (Palmeiras)
Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
Matheus Cunha (Wolves-ING)
Raphinha (Barcelona-ESP)
Richarlison (Tottenham-ING)
Vini Jr. (Real Madrid-ESP)
Próximos jogos da Seleção Brasileira
Equador x Brasil - 05/06 (20h) - Estádio Monumental Isidro Romero Carbo
Brasil x Paraguai - 10/06 (21h45) - Neo Química Arena
Ancelotti no Brasil
Carlo Ancelotti desembarcou na noite do último domingo (25) no Brasil para dar início à sua trajetória à frente da Seleção Brasileira. O voo vindo de Madri (Espanha) pousou às 20h50 (de Brasília) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
O presidente da CBF, Samir Xaud, recepcionou Ancelotti em um hotel na Zona Oeste da cidade, onde o técnico teve seu primeiro contato com torcedores brasileiros.
O ex-volante Baiaco expressa sua frustração com a falta de apoio do Esporte Clube Bahia em momento difícil de sua vida.
Um dos grandes ídolos da história do Esporte Clube Bahia, o ex-jogador Baiaco fez um desabafo comovente ao revelar a falta de apoio do clube diante das dificuldades que vem enfrentando. Segundo o ex-volante, ele procurou a diretoria em busca de ajuda, mas até o momento não recebeu qualquer retorno.
"Eu joguei o tempo todo no Bahia. Achei convite para ir para o Vasco, eu não quis ir, porque gostava do Bahia. Até hoje gosto do Bahia", afirmou Baiaco, natural de São Francisco do Conde, destacando sua lealdade ao Tricolor de Aço mesmo quando teve oportunidades de se transferir para outros clubes.
A frustração do ex-jogador é evidente ao comentar a postura do clube diante de sua situação. “O Bahia não poderia fazer isso comigo”, lamentou.
Baiaco é considerado uma referência no futebol baiano, tendo marcado época como símbolo de raça e dedicação em campo. Seu apelo por reconhecimento e solidariedade reacende o debate sobre a responsabilidade dos clubes com seus ex-atletas, muitos dos quais enfrentam dificuldades após o fim da carreira.
Candidato eleito comandará a entidade no quadriênio 2025/2029.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou nesta sexta-feira (16) a data em que ocorrerá a nova eleição para a presidência da entidade. O pleito que definirá o substituto de Ednaldo Rodrigues no cargo está marcado para o dia 25 de maio.
Além da escolha do novo mandatário, que presidirá a entidade no quadriênio 2025/2029, serão eleitos também 8 vice-presidentes, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Conselho Fiscal.
As chapas com os candidatos à presidência poderão ser registradas no período de 18 a 20 de maio.
O documento com a convocação da eleição para presidente da CBF foi assinado por Fernando Sarney, atual interventor da confederação.
Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da entidade nesta quinta-feira (15) por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
A decisão da Justiça foi motivada por uma suposta falsificação da assinatura do Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da entidade, em um documento que reforçava o poder de Ednaldo Rodrigues dentro da CBF.
Positivo. É assim que Werley Capanema avalia o seu início pelo Fluminense de Feira. Estreante no Campeonato Baiano, o lateral-esquerdo foi titular nas três primeiras rodadas da segunda divisão estadual. Ele chegou ao Touro do Sertão recentemente, após disputar a Série A3 do Campeonato Paulista pelo União Suzano.
“Essa primeira experiência [no futebol baiano] tem sido positiva. Consegui me adaptar muito rápido. O futebol daqui tem um estilo de jogo mais físico, que eu particularmente gosto muito”, destacou o atleta, de 25 anos.
Em busca do acesso à elite estadual, o Flu de Feira está entre os primeiros colocados da Série B do Campeonato Baiano. Sem perder há dois jogos, a equipe volta a campo nesta sexta-feira (16), às 15h, quando visita o Leônico em partida da quarta rodada.
“Vejo que o nosso time está em uma constante evolução a cada jogo. Não tenho dúvidas de que, com muito trabalho e humildade, vamos conquistar os objetivos do clube”, finalizou Werley Capanema.
[15/5 15:04] Douglas Albino: Foto: Rafael Falcão
Carol Sousa, nascida em Salvador-BA, venceu o WGP Kickboxing 79 na categoria 64kg em Brasília-DF.
A atleta baiana Carol Sousa é a mais nova campeã do WGP, o maior evento profissional de kickboxing da América Latina. A disputa foi contra a lutadora do Distrito Federal Eduarda Guimarães, no peso combinado de até 64 kg. Com o resultado, somou pontos para o ranking profissional da World Association of Kickboxing Organizations (WAKO), uma das principais entidades do mundo das lutas.
Apoiada pela Petrobahia há mais de um ano e meio através do programa FazAtleta, a atleta nascida em Salvador coleciona títulos nacionais e também internacionais. “Acompanho o WGP desde quando era iniciante. Trata-se de um evento que sempre admirei e quis fazer parte, pois reúne estrelas do esporte e já revelou muitos atletas para o MMA, como o Alex Poatan, que já foi campeão de duas categorias diferentes no UFC. Por isso celebro tanto esse resultado, pois cumpri todos os compromissos, me senti muito bem na hora da luta e fui muito preparada. Agora é seguir firme até conquistar o cinturão”, celebra Carol.
Por conta das conquistas mais recentes, Carol se credenciou a disputar torneios ao redor do mundo. Neste mês de maio, vai disputar a European Cup em Zagreb, na Croácia, além da 10ª Turkish World Cup em Istambul, na Turquia. Já no mês de agosto, em Chengdu, na China, viaja para disputar o World Games. O evento poliesportivo é um dos mais importantes do mundo e tem o reconhecimento do COI - Comitê Olímpico Internacional. Ela conquistou a vaga das Américas após derrotar lutadoras do continente no Pan-Americano, disputado em Santiago, no Chile.
Patrocínio de competições
Além do patrocínio de atletas, a Petrobahia apoia também a realização de eventos esportivos. Competições de natação, triatlo, maratona e rally contam com o apoio da empresa. Recentemente, a companhia apoiou a corrida 21k Salvador, que reuniu 5 mil participantes e foi realizada na capital baiana.