Por: g1 PE e TV Globo
01/04/2024 - 08:32:10

Acidente aconteceu na tarde do domingo de Páscoa (31), na Avenida Barreto de Menezes, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes.

Subiu para sete o número de mortos após um micro-ônibus atropelar fiéis que participavam de uma procissão no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde do domingo de Páscoa (31). O acidente deixou outras 26 pessoas feridas (veja vídeo acima).

Inicialmente, quatro mortes foram confirmadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A quinta morte foi confirmada pela prefeitura de Jaboatão por volta das 23h do domingo. Mais duas mortes foram informadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na manhã desta segunda-feira (1º).

Apenas o nome de uma das vítimas foi divulgado até a última atualização desta reportagem. As sete pessoas que morreram no acidente foram:

 

 

 

  • Edson Maurício Barbosa, de 52 anos, que faleceu na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Ibura, na Zona Sul do Recife;
  • Um idoso de 75 anos, que não resistiu aos ferimentos durante o atendimento;
  • Um idoso de 68 anos, que morreu na UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife;
  • Quatro mulheres de 21, 51, 53 e 66 anos: duas delas morreram antes de receber atendimento, uma no HR e outra na UPA da Lagoa Encantada no bairro da Cohab, na Zona Sul do Recife.

As outras 26 pessoas socorridas não tiveram os nomes divulgados. Segundo a SES, 11 tiveram alta e 15 continuam internadas nas seguintes unidades de saúde:

 

 

  • Dez feridos, com idade entre 5 e 67 anos, estão no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife, dos quais quatro, incluindo a criança, estão em estado grave;
  • Três mulheres de idades não divulgadas estão com quadro clínico estável no Hospital Dom Hélder, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana;
  • Dois pacientes — um homem de 47 anos e uma mulher de 59 anos — estão com quadro clínico estável na UPA da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.
  • O acidente

  • Micro-ônibus que atropelou participantes de procissão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo
  • Micro-ônibus que atropelou participantes de procissão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo
  • O micro-ônibus fazia a linha 118 - Marcos Freire/Barra de Jangada, tinha autorização do município para circular como transporte complementar e levava passageiros no momento do acidente. O motorista fugiu após o atropelamento, mas foi identificado pela prefeitura.

    Na manhã da segunda-feira (1º), ele prestou depoimento na Delegacia de Prazeres, localizada no mesmo município do acidente e que investiga o caso.

    O veículo saiu da praça do terminal de ônibus de Marcos Freire e seguia para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mesmo bairro. O atropelamento aconteceu na Avenida Barreto de Menezes, em um trecho conhecido como "ladeira da Adelaide", pois fica perto da Escola de Referência em Ensino Médio Adelaide Pessoa Câmara.

  • Ao g1, por telefone, a secretária de Serviço Social de Jaboatão dos Guararapes, Maria Jacinta da Silva, confirmou que faltou freio ao micro-ônibus durante o percurso.

  • Respostas

     

    g1 entrou em contato com a Polícia Civil, para questionar sobre a investigação desse caso, mas a resposta foi enviada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). O governo do estado lamentou o ocorrido e informou que enviou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar, Civil e Científica para o local. Também declarou que o caso é investigado pela Delegacia de Plantão de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes..

  • A prefeitura de Jaboatão informou que enviou equipes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social ao local do acidente e que colabora "para que as investigações transcorram com o devido rigor". Também disse que o prefeito Mano Medeiros (PL) "determinou que as equipes da assistência e da saúde fizessem uma varredura para identificar os feridos e os familiares das vítimas e prestassem todo o apoio necessário a essas pessoas".

    A Arquidiocese de Olinda e Recife disse que se solidariza com o Padre Paulo, pároco da comunidade, e "com toda a comunidade enlutada nesse momento de dor". Também disse que está à disposição "para colaborar com as vítimas e seus familiares, auxiliando e contribuindo na superação dessa fatalidade" e que requer das autoridades públicas que "a situação seja averiguada, com todos os envolvidos no acidente devidamente responsabilizados".

  •  


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL