Por: G1 BA
10/01/2024 - 17:01:42

Uma batida entre um caminhão e um ônibus de turismo deixou 24 pessoas mortas e cinco feridas na noite de domingo (7), na BR-324 em trecho da cidade de São José do Jacuípe, no norte da Bahia, a cerca de 290 km de Salvador.

Inicialmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que 25 pessoas morreram no acidente. Porém, depois a PRF e o Instituto Médico Legal (IML) confirmaram 24 mortes. Dos mortos, três estavam no caminhão e o restante no ônibus.

Veja o que se sabe sobre o caso:

1. Quais eram os destinos do ônibus de turismo e do caminhão?

Os passageiros do ônibus moravam em Jacobina. Eles viajaram na noite do sábado (6) para a praia de Guarajuba, distrito turístico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e retornaram para o município do norte da Bahia na noite de domingo.

Já as pessoas que estavam no caminhão saíram da cidade de Juazeiro e tinham como destino Feira de Santana, a 100 km de Salvador, onde fariam o descarregamento do caminhão, que transportava mangas.

O coordenador da Brigada Anjos Jacuipenses, Lucival Souza, que atuou no resgate das vítimas, informou que o acidente aconteceu por volta das 23h30, no km 381, próximo da cidade de Gavião, no sentido de Jacobina.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que o ônibus estava regular e o motorista também estava com o cadastro em dia.

Em nota, a empresa Naldo Turismo, responsável pelo ônibus, lamentou o acidente, se solidarizou com a família das vítimas e disse que ajudou a Prefeitura de Jacobina a agilizar a liberação dos corpos e translado para o município.

2. Quem eram as vítimas?

Pai, mãe e filho de apenas 11 anos morreram no acidente. Eles foram identificados como: Erivaldo Santos do Nascimento, Tatiane Santos de Souza Nascimento e Emanuel Santos de Souza Nascimento.

Avô, esposa e neta também estavam no ônibus de turismo, sendo eles: Paulo de Jesus, Maria Eunice Gonzaga e Isabela Santos de Almeida.

Uma outra família morreu no acidente. Gabriela Ferreira dos Santos e Tiago Manoel dos Santos eram casados e tinham dois filhos, Stefany Vitoria dos Santos e Wolyver Manoel Araújo dos Santos.

Confira nomes confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT):

Amarília Lima Grassi Santos

Ana Paula G. Gonçalves Cerqueira

Aurelito da Rocha Filho

Edmilson Alencar dos Santos

Emanuel Santos de Souza Nascimento

Erivaldo Santos do Nascimento

Gabriela Ferreira dos Santos

Gleidson Santana de Andrade

Isabela Santos de Almeida

João Nilson Carvalho da Silva (motorista)

João Victor Maia

Kelvin Silva de Araújo

Leilane Fernandes de Jesus

Maria Eunice Gonzaga

Michele da Silva

Marla Souza Mandu

Paulo de Jesus

Sabrina Grassi Alencar dos Santos

Stefanny Vitória Araújo da Silva (grávida 3 meses)

Tatiane Santos de Souza Nascimento

Tiago Manoel dos Santos

Wolyver Manoel Araújo dos Santos

3. Para onde os corpos das vítimas foram levados?

A Prefeitura de Jacobina, cidade do norte da Bahia, iniciou a organização de um velório coletivo após a morte das 24 pessoas.

Em nota, a Prefeitura de Jacobina lamentou o acidente e informou que o velório seria realizado no ginásio de esportes municipal.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal de diferentes cidades:

- 11 corpos foram levados para Jacobina

- 8 corpos foram levados para Juazeiro

- 4 corpos foram levados para Euclides da Cunha

- 1 corpo foi levado para Serrinha

4. Como foi o resgate das vítimas?

O coordenador da Brigada Anjos Jacuipenses, Lucival Souza, que atuou no resgate das vítimas definiu o acidente como “situação de guerra”.

De acordo com Lucival Souza, o ônibus estava partido ao meio e as vítimas estavam umas em cima das outras. Algumas delas estavam vivas, mas presas às ferragens. Ele relatou que conseguia ouvir gemidos e pessoas pedindo para tirar o peso de cima delas.

O brigadista informou ainda que as equipes só saíram do local do acidente após uma varredura em toda área de matagal próxima ao acidente. Uma gestante foi encontrada morta embaixo do caminhão.

Lucival Souza definiu o acidente como a maior tragédia já registrada pela Brigada Anjos Jacuipenses, na região, em 17 anos de atuação.

5. Qual a causa do acidente?

A PRF acredita que um dos motoristas tentou uma ultrapassagem indevida, mas apenas a perícia poderá confirmar a causa do acidente.

Não há detalhes se os veículos sofreram falha mecânica.

6. O que falta esclarecer?

Ainda não há informações sobre a causa do acidente, porque segundo a PRF, é preciso o resultado da perícia.

O primo de uma das vítimas relatou que o ônibus de turismo saiu de Guarajuba em torno de 16h.

Não há detalhes como foi o deslocamento entre a praia de Guarajuba e o local do acidente e se o ônibus precisou fazer alguma parada durante o trajeto.

Foto: TV Globo/Reprodução


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL