Por: TV Bahia e g1 BA
05/09/2022 - 22:06:43

Um grupo de pessoas bloqueou quatro pontos de estradas no povoado de Corumbau, em Prado, no extremo sul da Bahia, após a morte de um adolescente indígena. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade nesta segunda-feira (5).

O bloqueio começou no domingo (4), após a morte de Gustavo Conceição da Silva, de 14 anos, e seguia até a noite desta segunda nos seguintes pontos: Estrada de Guarani, Aldeia Nova, Corumbau e Ponta de Corumbau.

 

Nesta segunda, a mãe do adolescente, Eliane da conceição, pediu justiça pela morte do filho, bem como respeito à luta indígena.

 

"Um jovem que não tinha maldade com ninguém. Queremos justiça. Quero justiça pela vida do meu filho, que foi tirada no movimento, e respeito pela nossa luta", disse.

 

Moradores e turistas não conseguem deixar povoado

 

De acordo com a prefeitura, moradores e turistas não conseguem deixar o povoado por causa dos bloqueios. Uma turista que não quis se identificar relatou, através de um áudio enviado à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia no sul do estado, que tentou deixar o local, mas não conseguiu.

 

"A gente falou: 'ah, nós somos turistas, só queríamos ir embora'. [E eles disseram:] 'não, não tentem passar, voltem para a casa de vocês, porque aqui está perigoso’”, disse a mulher.

 

A gestão municipal disse que acionou a Secretaria de Assuntos Indígenas, bem como as Organizações de Segurança presentes no município, para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis. Além disso, aguarda a chegada de agentes federais, para que sejam feitas as mediações dos conflitos que ocorrem na comunidade.

 

A administração municipal ainda detalhou que está à disposição para quaisquer esclarecimentos e disse que acompanha as ações dos órgãos competentes para que a situação seja resolvida.

 

Nesta segunda-feira, a Delegacia de Polícia Federal em Porto Seguro, cidade que também fica localizada no extremo sul do estado, informou que foi instaurado um inquérito policial para a devida apuração do caso. As investigações ocorrem em sigilo.

 

Relembre o caso

 

Gustavo Conceição da Silva, do povo Pataxó, foi morto a tiros em uma fazenda localizada na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, na madrugada de domingo. Segundo a Polícia Civil, não há informações sobre a autoria, nem sobre a motivação do crime.

 

A Polícia Militar informou que equipes da 88ª Companhia Independente estiveram no local depois de ter sido acionada pelos moradores que homens armados estavam em dois veículos e efetuavam disparos de arma de fogo na região de Corumbau.

 

No local, os agentes foram informados que um jovem havia sido atingido e levado ao Hospital de Itamaraju, onde foi constatado o óbito, e outro teria sido atingido sem gravidade. Os policiais realizaram buscas pelo local, mas não encontraram os suspeitos.

 

Gustavo Conceição foi enterrado nesta segunda-feira no cemitério da Aldeia Tawa, em Prado.

 

Fotos: Redes sociais

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/