Por: Bahia Noticias
30/11/2014 - 08:26:59

A maior parte da população brasileira é contra a venda de maconha para uso medicinal, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29). Enquanto 56% dos brasileiros afirmam que são contra a venda da maconha para uso medicinal, 50% aprovam a liberação de remédios derivados da droga.

A pesquisa foi encomendada pelo Instituto de Ciências Tecnológicas e Qualidade Industrial (ICTQ) e ganhou destaque no início do ano, quando famílias conseguiram autorização para importação do canabidiol (CBD).

A substância, derivada da maconha, tem sido usada contra casos graves de epilepsia e, segundo a Folha de S. Paulo, 184 pedidos de importação já foram liberados pela Anvisa.

O apoio à liberação da maconha aumenta conforme a escolaridade e o nível socioeconômico.

"Os que têm mais acesso à informação estão mais cientes do debate nacional e internacional e tendem a ser mais liberais", diz Marcus Vinicius Andrade, diretor-executivo do ICTQ. Em outubro, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) autorizou os médicos a prescrever o canabidiol, mas reiterou que não incentiva o uso da maconha de forma recreativa ou medicinal.

"Estamos falando de um componente que pode ser isolado ou sintetizado por métodos confiáveis e que não causa efeitos alucinógenos", explica Mauro Aranha, coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria da Cremesp.

 

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/