Por: Extra
29/03/2021 - 17:29:16

Papa Francisco em audiência no Vaticano em março de 2021Papa Francisco em audiência no Vaticano em março de 2021 Foto: VATICAN MEDIA / VIA REUTERS

O Vaticano informou, nesta segunda-feira, que vai punir dois bispos poloneses acusados de encobrir abusos sexuais na Polônia. Edward Janiak, ex-bispo de Kalisz, e Slawoj Leszek Glodz, ex-arcebispo de Gdansk, serão proibidos de celebrar missas em público e deverão contribuir financeiramente com um fundo que ajuda vítimas de abuso.

A embaixada da Santa Sé na Polônia também informou que eles terão que deixar suas dioceses.

Ambos já haviam renunciado aos seus cargos devido a uma série de revelações nos últimos meses que abalaram a Igreja Católica na Polônia.

O comunicado da Nunciatura Apostólica afirma que Janiak e Glodz estão sendo punidos "com base nas disposições do Código de Direito Canônico" e nas novas normas do Papa Francisco para combater o abuso sexual do clero.

Em agosto de 2020, o pontífice argentino aceitou a renúncia de Glodz, conhecido por seu estilo de vida luxuoso, após acusações de que havia intimidado padres e mantido silêncio sobre os abusos.

Em outubro do ano passado, o embaixador do Vaticano anunciou a renúncia de Janiak, que também foi acusado de encobrimento.

As acusações contra este último protagonizaram um documentário que gerou um debate nacional sobre os abusos dentro do clero, um tópico que há muito era tabu na Polônia.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL