Alguns fluxos de atendimento do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), nova unidade da Secretaria da Saúde do Estado que será inaugurada nesta sexta-feira (10), em Teixeira de Freitas, foram apresentados a prefeitos e secretários municipais de saúde da região extremo-sul da Bahia, onde o hospital foi construído. Os gestores do HECB também foram apresentados durante o encontro realizado nesta quarta-feira (8), na sede do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo-sul da Bahia.
No encontro, a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explicou que o acesso de pacientes na unidade será 100% via Central Estadual de Regulação e também via SAMU 192. “Ofertaremos assistência em diversas especialidades e também exames de alta complexidade. Teremos a primeira hemodinâmica do extremo-sul e as primeiras UTIs pediátricas. Outra novidade que trouxemos é a alimentação, que parte será abastecida com produtos da agricultura familiar”, apontou Roberta Santana.
A Secretária reforçou a importância de os municípios manterem em funcionamento as unidades municipais para que os atendimentos de menor complexidade sejam feitos no próprio município. “O HECB é destinado para atendimento de alta complexidade. Os atendimentos mais simples deverão ser feitos no município e, caso necessário, a transferência poderá ser solicitada via Central Estadual de Regulação”, explicou.
Para o prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio, Sílvio Ramalho, o hospital vai completar um leque de serviços de saúde no extremo-sul. “Ganhamos muito com a Policlínica Regional, agora com o hospital o atendimento será completo”, afirmou.
A Secretária de Saúde de Ibirapuã, Lêda Pinho, falou do trabalho conjunto com o Governo do Estado. “Já trabalhamos em parceria com o Estado e com esse hospital será melhor ainda. A Região precisava de um hospital como este”, disse.
O HECB terá como diretores Marco Antônio Andrade, Igor Malacame e João Bosco, geral, técnico e médico, respectivamente.
Foto: Divulgação /Sesab