Por: Ascom/CME
14/09/2021 - 15:47:55

Foi entregue na Câmara de Vereadores de Eunápolis, nesta terça-feira (14/09), o Plano Plurianual que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, válido de 2022 a 2025. Cópia impressa do Projeto de Lei nº 18/2021, protocolado na Casa no dia 31 de agosto passado, foi entregue ao presidente da Casa, Jorge Maécio (PP), e aos demais vereadores pela prefeita Cordélia Torres (DEM). A gestora foi a Câmara acompanhada dos secretários Jairo Azevedo e Osvaldo Soares Filho, respectivamente de Finanças e Governo.

O primeiro passo para construção do plano de médio e longo prazo foi a realização de uma consulta online para conhecer as prioridades da população. Desde o mês passado o PL 18/2021 segue na Câmara com a tramitação na comissão permanente de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores José Carlos Barbosa (presidente), Adriano Cardoso (relator) e Fábio Arruda (secretário). Os demais vereadores também podem apresentar proposições e emendas.

O PPA será analisado e votado na Câmara ainda este ano e começa a valer a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte, garantindo a continuidade dos projetos nas mudanças das gestões. Seja na esfera federal, estadual ou municipal.

TRAMITAÇÃO 

O presidente Jorge Maécio pontuou que esta foi a primeira vez que o próprio chefe do Poder Executivo vai até a Câmara de Vereadores entregar o PPA e esclarecer alguns pontos com os vereadores. Segundo ele, é motivo de muita honra receber a prefeita da cidade em seu gabinete. “É a demonstração que a gestão de Cordélia Torres começa, efetivamente, em 2022, porque este ano ainda está trabalhando com o planejamento do governo passado” frisou. 

Em Eunápolis, segundo o secretário de Governo, Osvaldo Soares, “a aplicação dos recursos foi estruturada principalmente nas áreas de assistência social, infraestrutura, saúde e desenvolvimento, mas conforme explicou a prefeita, “a população tem demandado investimentos em outras áreas, como obras, segurança e meio ambiente, que também receberam atenção especial no planejamento”.

Como marco da gestão, Cordélia Torres disse que espera fazer com que todas as ruas de Eunápolis sejam asfaltadas. A previsão do PPA é de que R$ 77 milhões sejam destinados a este fim, durante todo o seu mandato. Além disso, a prefeita garantiu que pretende fazer com que o sonho da população por saneamento básico seja realizado, tendo em vista que a cidade tem apenas 4% dos imóveis beneficiados com coleta e tratamento de esgoto sanitário. Por fim, anunciou a implantação da UTI neonatal no Hospital Regional e da Casa de Parto na cidade, ambas com apoio e investimentos do governo do Estado e do município.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL