Por: Por redação, com Agência Brasil
19/05/2015 - 06:41:59

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) recebeu 21.021 denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no primeiro trimestre deste ano. Em relação ao perfil, 45% das vítimas eram meninas e 20% tinham entre 4 e 7 anos.

Os números representam uma queda de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas.

Segundo ele, as principais denúncias são negligência e violência física, psicológica e sexual:

"O mais grave é que, em 58% dos casos de violação dos direitos, os suspeitos são pais ou mães. Isso revela o quanto ainda temos de caminhar para uma cultura de respeito aos direitos das crianças e adolescentes”, destacou o ministro, durante o lançamento oficial da campanha “18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Sobre os casos de violência sexual, o Disque 100 registrou 4.480 denúncias, o que representa 21% do total de violações entre janeiro e março. A maioria dos casos (85%) é de abuso sexual. 

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/