Por: Leliane Vidotti Equipe Agência Contato Comunicação
04/07/2022 - 18:17:29

Especialista alerta sobre a temperatura dos banhos, secador e recomenda a LEDterapia para recuperação da saúde dos fios e combate à queda capilar

Estamos na estação mais fria do ano e pode até não parecer, mais os hábitos das pessoas mudam no inverno. “Como os dias são mais frios e gelados, os banhos tendem a ser mais longos e quentes e o couro cabeludo (rico em glândulas sebáceas), acaba sofrendo um ressecamento excessivo causado pela alta temperatura da água do chuveiro; que acaba ressecando o couro cabeludo, tornando os fios pesados, favorecendo o surgimento da caspa e queda capilar”, afirma o angiologista especializado em queda capilar e fortalecimento dos fios, Dr. Álvaro Pereira. 

 

Quando o assunto é a piora da qualidade dos fios ou queda capilar no inverno, existem várias alternativas para dar aquela mãozinha na quarentena e ajudar a recuperar a saúde dos cabelos. Confira algumas dicas do Dr. Álvaro Pereira abaixo:

 

1- Começar pelo banho

Preocupar-se em escolher shampoos e condicionadores compostos por extratos naturais que limpam, e ao mesmo tempo hidratam, além de manter o brilho das madeixas. A lavagem deve ser feita dia sim e dia não, exceto para aqueles que praticam exercício físico. (Para este público a lavagem deve ser feita todos os dias).

 

 

2- Temperatura do chuveiro

Vale atentar-se para regular a água do chuveiro a uma temperatura amena pois a água quente prejudica tanto a haste capilar como o couro cabeludo . Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural do couro cabeludo, provocando o ressecamento e o aparecimento de caspa e até a queda capilar. A temperatura de ver no máximo 35 a 40 graus. Um indicador é o espelho; se estiver embaçado, o ideal é esfriar a temperatura da água para manter a saúde dos cabelos no inverno.

 

3- Uso do secador

Nesse período, o cabelo também demora mais para secar depois de lavado, por isso o uso do secador se torna mais frequenteÉ importante deixar o secador a 10 cm de distância do couro cabeludo para não provocar queimaduras e prevenir descamações. Vale ressaltar que um secador eficiente é aquele que seca o cabelo o mais rápido possível, pois o jato de ar quente abre as cutículas do fio, e quanto mais demorar o processo, mais os cabelos ficarão expostos à agressão. Para finalizar a secagem, é recomendado um jato de ar frio que fecha as escamas do cabelo, mantém o penteado por mais tempo e ainda protege os fios.

 

4- Uso de condicionador e cremes sem enxágue:

Para manter os fios hidratados nestes dias secos, ao aplicar condicionadores e cremes sem enxágue, deve-se evitar o contato com a raiz para prevenir descamações. É indispensável lavar os cabelos retirando bem o produto. 

 

5- Investir em cápsulas de nutrientes

É sempre muito importante que ativos de uso oral, recomendados por dermatologistas, sejam utilizados para melhorar a qualidade e saúde desse fio. Dentre as opções, destacam-se: Bio-Arct, Biotina, Exysnutriment e InCell. Para fazer o uso destes ativos, é preciso procurar um dermatologista, ou tricologista, ainda que seja por telemedicina.

 

6- Aplicar LEDterapia

A famosa luz de LED utilizada para tratamentos médicos está à disposição de todos para uso domiciliar. Os bonés e capacetes de LED Capellux tornam-se uma excelente opção, Os equipamentos utilizam a tecnologia de fotobiomodulação ou flextooh, que permite emitir luz LED - Light Emitting Diode - com comprimento de onda capaz de penetrar no couro cabeludo e estimular a produção de energia celular.

 

Na prática, com apenas 12 minutos diários de uso do boné, ou 7 minutos diários de uso do capacete, é possível otimizar a distribuição de nutrientes ao couro cabeludo pela circulação sanguínea;  o que permite encorpar os fios, deixá-los mais vistosos, além de reparar danos, combatendo a queda capilar.

 

Esse tratamento proporciona também o aumento da produção da queratina, que consequentemente, leva ao aumento da qualidade dos cabelos, que se tornam mais fortes, com mais proteína, mais brilho, e ainda, ocorre o aumento da produção de melanina - proteína que dá cor aos cabelos. Então, com essa aplicação, temos o aumento da força de ligação entre essas proteínas que tornam os cabelos mais resistentes. O tratamento vem no formato de capacetes e bonés de LED Capellux certificados pela ANVISA, e com ótimos resultados aos pacientes, acrescenta o médico.

 

Os raios provenientes do LED promovem a dilatação dos vasos sanguíneos no couro cabeludo, o que aumenta a entrada de nutrientes e oxigênio nas células capilares. Com isso, também cresce a produção de energia celular e, consequentemente, a capacidade de produzir mais fios de cabelos de melhor qualidade", finaliza o especialista.

 

 

Sobre:

Dr. Álvaro Pereira – Angiologista formado pela FMUSP em 1978, com residência em Cirurgia Vascular no HCFMUSP, especialista em oferecer tratamentos capilares com LEDterapia. Doutorado em Cirurgia Vascular na Divisão de Bioengenharia do INCOR - HCFMUSP, e pós-doutorado no B&H Hospital - Harvard.

 

É fundador e proprietário da Cosmedical - empresa brasileira especializada em oferecer tratamentos seguros e inovadores aos seus clientes, desde terapia capilar à recuperação de musculatura pós esforço físico com o intuito de promover qualidade de vida, sem dor e sem esforço, tudo ao toque de um botão.

 

Atuando com a alta tecnologia e a eficácia da fotobiomodulação por meio de LEDs, a empresa se tornou referência em equipamentos home device. A Cosmedical fabrica, comercializa e importa equipamentos para a saúde, desde 2008. www.cosmedical.com.br

 

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL