Por: Revista Claudia
28/04/2022 - 12:55:22

O condicionador é um produto essencial no cuidado com o cabelo – afinal, além de dar emoliência, ele também é responsável por fechar as cutículas dos fios que são abertas após a higienização com xampu. No entanto, é comum cometer erros nesta etapa que podem prejudicar a saúde e a beleza das madeixas. Vamos juntas descobrir quais hábitos precisamos riscar da rotina?

Não levar em conta o seu tipo de fio

Você compra o condicionador sem ler a indicação? Opa, é hora de mudar esse hábito. “Quem tem cabelos finos e lisos, que distribuem os óleos naturais mais facilmente, por exemplo, não deve apostar nas fórmulas muito densas, já que isso vai pesar os seus cabelos. Assim, de nada adianta usar um condicionador muito leve, específico para cabelos finos, em fios extremamente danificados. Deve-se sempre procurar o produto que melhor corresponde às necessidades dos fios, além de usar também o shampoo da mesma linha, para garantir um resultado ainda melhor”, explica a tricologista Viviane Coutinho.

Aplicar muito perto do couro cabeludo

É bem provável que você já tenha escutado que o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento, mas é sempre bom reforçar: “Muitas mulheres ainda aplicam o condicionador no couro cabeludo, sem saber que isso pode trazer vários problemas, como disfunções que desequilibram a pele do couro cabeludo. O correto é aplicar apenas no comprimento, da altura da orelha para baixo, evitando a raiz. Existem condicionadores voltados para o couro cabeludo, mas não são esses encontrados facilmente em farmácias e supermercados, e devem ser usados apenas com a prescrição de um profissional.”

Esfregar os fios ao aplicar

Esfregar os fios molhados nunca é boa ideia, então sempre procure aplicar o produto com o máximo de cuidado, já que esse atrito não fará com que ele “penetre” melhor na fibra. “Além de danificar as mechas, isso pode formar nós que promovem a quebra. O ideal é massagear delicadamente, com especial atenção para as pontas, que costumam ser mais danificadas”, indica.

Deixar agir por mais tempo que o necessário

Pode confessar: você já deixou o produto por muito tempo nos fios, seja por esquecer do tempo, ou por achar que o resultado seria melhor, não é? Esse é um equívoco bastante recorrente, mas que deve ser visto com cautela. “Respeite sempre o tempo de ação indicado na embalagem pelo fabricante. Deixar o condicionador por mais minutos do que o indicado pode gerar quebra, já que eles tendem a sobrecarregar os fios. Também tenha cuidado para não exagerar na quantidade do produto e nunca deixe de retirar o condicionador no banho por completo”, aponta.

Não remover o condicionador

Depois de aplicar o condicionador e deixá-lo agir, é essencial que você remova completamente o produto dos fios. Também vale lembrar que ele nunca deve ser utilizado como creme para pentear, nem mesmo em “emergências”. “Ele foi formulado para ser enxaguado totalmente a cada uso. Usá-lo como creme de pentear pode causar coceiras e até mesmo acne, quando em contato com a pele. Retire todo o produto na lavagem e, apenas após esse processo, aplique o creme de pentear específico para o seu tipo de cabelo.”


Enquete

Libertadores: Corinthians e Flamengo se enfrentam nesta terça. Quem vence?




VOTAR PARCIAL