A maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste reúne 200 empresas, promove inovação e deve movimentar mais de R$ 650 milhões em negócios no Centro de Convenções de Salvador
Com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes e movimentar R$ 650 milhões na sua 14ª edição, a SuperBahia 2025 - a maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste, deu início às atividades na noite desta quarta-feira (6), no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (8), é promovido pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), com apoio do Sindicado dos Supermercados e Atacados de Autosserviço do Estado da Bahia (Sindsuper) e do Governo do Estado.
Presente na cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do evento para a economia do estado, que reúne 200 empresas nacionais e internacionais. “Esta feira é um exemplo concreto de como a Bahia está avançando. O apoio do Governo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional, o aquecimento do mercado de varejo, das cadeias produtivas, a geração de emprego e renda e atração turística”, afirmou o chefe do Executivo, que na oportunidade comentou sobre o fortalecimento do mercado interno baiano diante dos impactos provocados pela nova taxação imposta pelo governo americano para alguns produtos brasileiros. “Percebemos o quanto é importante termos um mercado nacional forte e atuante, como essa rede de supermercados da Bahia, e esse evento mostra o quanto somos potentes”, disse.
Por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e de Turismo (Setur-BA), o Governo do Estado participa da feira com a Vila da Agricultura Familiar, onde 43 empreendimentos da agroindústria familiar expõem seus produtos em um empório exclusivo, promovendo rodadas de negócios com o setor supermercadista.
“São alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar baiana, dos quatro cantos do estado que estão chegando aqui para a SuperBahia 2025, para adentrar de uma vez por todas nas prateleiras dos supermercados. Isso é fruto de política pública do Governo do Estado”, salientou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Oportunidade ímpar para a União das Cooperativas de Agricultura familiar da Bahia (Unicafes), representada pelo diretor-presidente, Ícaro Rennê. “É de grande importância colocar os nossos produtos aqui dentro, onde estamos apresentando a qualidade e a diversidade da nossa agricultura familiar. Através da Unicafes, as cooperativas de todo o interior da Bahia, juntamente com o nosso centro de distribuição, localizado aqui em Salvador, conseguem atender todos esses mercados, que vão encontrar aqui, o flocão, o mel, as cervejas artesanais de caju, umbu, e diversos produtos como frutas desidratadas, iogurtes”, disse.
O primeiro dia da SuperBahia 2025 foi marcado ainda pela assinatura do termo de cooperação técnica entre a Abase e a CAR para o desenvolvimento de ações de incentivo, promoção e parcerias, para a aquisição de produtos da agricultura familiar pelos supermercadistas.
A Setur-BA também apoiou a realização do evento, através da promoção do destino Bahia para o setor. “A gestão estadual trabalha atraindo eventos como esse, porque eles movimentam os nossos equipamentos turísticos. Na semana passada, esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, quando a Bahia ganhou o título de melhor destino de eventos do Brasil”, afirmou o titular da pasta, Maurício Bacelar.
Inovação e oportunidades
A feira vai além da exposição de produtos. Este ano, mais de 20 palestras estão previstas, em torno do tema central “Varejo Inteligente: Conectando Tecnologia e Consumo”, com foco em soluções inovadoras como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT) aplicadas ao comércio varejista.
Outro diferencial é a Caravana #PartiuSuperBahia, que chega a sua terceira edição. A iniciativa vai trazer cerca de 500 supermercadistas de 24 municípios baianos, incluindo Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães, ampliando o acesso à capacitação e às oportunidades de negócios.
Para a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, primeira mulher a comandar a entidade em seus 50 anos, “a SuperBahia é o ambiente ideal para conectar empresas, inovar e transformar o setor”. Segundo ela, o apoio do Governo do Estado “é sempre muito importante para continuar fomentando a economia baiana. É um setor que emprega muitas pessoas, que representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, então, temos uma responsabilidade muito grande com o nosso estado”.
Compromisso social
Pelo terceiro ano consecutivo, a SuperBahia abre espaço para o Programa Bahia Sem Fome, com estande para arrecadação de alimentos na entrada do evento. A Abase, parceira da campanha, novamente se compromete a dobrar as doações feitas durante o evento, como já ocorreu em 2023 e 2024, de acordo com o coordenador, Tiago Pereira.
“Nesta edição vamos receber da Abase, uma doação de 10 toneladas de alimentos. É o dobro do que recebemos no ano passado. Uma expectativa alta porque estamos agora numa fase de retroalimentar os esforços para potencializar o processo de arrecadação, tendo em vista o aumento de demanda da população que carece dessa doação, principalmente nos centros urbanos de Salvador e Feira de Santana. A nossa prioridade é garantir o direito humano à alimentação”, declarou Pereira.
Incentivos e política fiscal
Como resultado do diálogo com o setor, o Governo da Bahia reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre pescados de 20,5% para 12%. Em vigor desde o início deste semestre e com validade até 2026, a medida visa oferecer preços mais competitivos e ampliar a margem de lucro para comerciantes.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA
SuperBahia 2025. Fotos Wuiga Rubini/GOVBA
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