Por: Redação/Atlanticanews
19/09/2022 - 07:19:48

Profissionais da enfermagem em Eunápolis decidiram realizar uma nova manifestação no próximo dia 21. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Eunápolis e Região (SINSPPOR) realizou a assembleia geral para definir a agenda na última sexta-feira (9). 

O Ato de Protesto e Paralisação reivindica o cumprimento do Piso Salarial da Enfermagem, conforme a lei de número 14.434/2022, que foi suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

 

No dia 21, ficou decidido que haverá paralisação e somente a enfermagem do Hospital Regional de Eunápolis e do SAMU farão plantão.

 

O ato nas ruas terá concentração às 8h30, em frente ao Hospital Regional.

 

 A prefeita Cordédlia Torres e o Secretário de Saúde, Clemilson David de Souza, foram informados da paralisação.

 

Decisão

 

A decisão do ministro do STF veio por pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que afirma que a lei é "inexequível". Segundo a entidade, a lei não considera desigualdades regionais e cria distorção remuneratória em relação aos médicos, além de gerar o aumento do desemprego entre os enfermeiros.

 

Barroso deu prazo de 60 dias para que Estados, municípios e o governo federal informem os impactos que o texto traz para a situação financeira de cidades e estados, a empregabilidade dos enfermeiros e a qualidade do serviço de saúde.

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/