Por: Assessoria de Comunicação
06/08/2020 - 11:43:23

Disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, o aplicativo “ABC dos Recifes de Coral” leva para o público infantil um vocabulário de seres e de objetos ligados aos ambientes recifais brasileiros. Ele é voltado para crianças em fase de alfabetização. Realizado com o patrocínio da Petrobras para o Coral Vivo, ele tem como autoras a bióloga Débora Pires, a escritora Bia Hetzel e a ilustradora Mariana Massarani. Seu lançamento será realizado em live no Instagram @projetocoralvivo nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, às 19h.

Ao abrir a tela, a criança encontra quatro maneiras de interação: pode clicar nas letras do alfabeto e ouvir sua pronúncia, ou escolher as áreas Ler, Brincar e Mergulho Noturno. Quando escolhe Ler, abre uma tela com o alfabeto e, ao clicar numa letra, aparecem as ilustrações com as respectivas palavras para ela ler e ouvir. Na letra “B”, aparecem os peixes baiacu, barracuda, bodião-azul e também uma bússola.

Ao selecionar Brincar, a criança explora o alfabeto e, em cada letra, encontra um conjunto de palavras para levar cada uma até a figura correspondente. Em “N”, estão nudibrânquio, namorado, nadadeira e navio. Já em Mergulho Noturno, a criança encontra uma tela escura e, ao deslizar, vai desvendando os organismos marinhos como se estivesse com uma lanterna.

“Com o abecedário, esperamos contribuir para estimular a alfabetização e, ao mesmo tempo, que esse contato lúdico possa despertar o interesse pelos seres que vivem nos recifes de coral. Que os leitores tenham a oportunidade de encontrar em breve alguns deles pessoalmente, mesmo que seja numa pocinha de maré. Lançar esse livro digital é uma maneira de estarmos mais perto do público neste momento de necessário isolamento social”, destaca Débora Pires, fundadora do Projeto Coral Vivo, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Esse abecedário foi concebido para encantar os leitores iniciantes, trazendo palavras e ilustrações sobre os organismos marinhos. Muitas das espécies apresentadas somente ocorrem no Brasil, sendo algumas ameaçadas de extinção, e foram incluídos propositalmente nomes populares usados em diferentes regiões do país.

“As primeiras palavras que aprendi a ler foram ‘azul’ e ‘baleia’, e elas me acompanham com uma sensação de felicidade quando estou em contato com a vida marinha. Quando mergulho ou navego, sempre me vem um sentimento maravilhoso, similar ao que temos quando estamos descobrindo o mundo através das palavras e da leitura. São dois mergulhos incríveis e maravilhosos que a gente não pode perder: um é o mergulho no mundo da leitura e o outro é o mergulho no ambiente marinho”, diz a coordenadora de Imagens do Coral Vivo, Bia Hetzel.

A premiada ilustradora Mariana Massarani fez 104 desenhos para esse livro digital, e conta que, mesmo já tendo feito muitos mergulhos, conheceu e se encantou com várias espécies enquanto as ilustrava.

 

O “ABC dos Recifes de Coral” tem a curadoria da jornalista Aline Bianchini e ilustrações de Mariana Massarani. Conta com a organização de Débora Pires e Bia Hetzel, e tem músicas compostas pela pianista Paula da Matta, e narração de Julia Cardenas e Dora Gadelha. No final de agosto, o livro digital estará disponível também diretamente no site coralvivo.org.br.

 

Está disponível para baixar de graça em:

Google Playhttps://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.coralvivo.abc

 

App Store para iPhone e iPadhttps://apps.apple.com/br/app/abc-dos-recifes-de-coral/id1521928237

 

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ e é realizado por 14 universidades e instituições de pesquisa. Trabalha para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. Ele é um dos seis projetos ambientais que compõem a Rede de Projetos de Conservação de Biodiversidade Marinha (Biomar), criada em 2007 pela Petrobras em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e projetos patrocinados. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar. Mais informações: www.coralvivo.org.br.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL