Por: Assessoria de Comunicação
19/04/2020 - 13:31:11

Será lançado em 21 de abril, terça, às 15h, o livro “Coral Vivo Notícias: coleção completa 2007-2020” da Série Livros do Museu Nacional/UFRJ. Por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais do Projeto Coral Vivo, a bióloga Thais Melo irá dividir com o público curiosidades desde a concepção do informativo até a ideia de reunir as edições em livro impresso e digital. Thais é coordenadora regional de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo.

Ao folhear as 45 edições, o leitor irá perceber a evolução do Coral Vivo, criado em 2003, e voltado para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. E mais do que isso: nas 384 páginas do Coral Vivo Notícias terá contato com diferentes fatos sobre importantes questões socioambientais do Brasil, ao longo desses anos. Entre os destaques das edições mais recentes estão as pesquisas científicas do Coral Vivo, que avaliaram os impactos nos corais brasileiros do óleo, de origem ainda desconhecida, derramado na costa. Assim como a detecção e comunicação pioneira do branqueamento de 90% das colônias de coral-de-fogo em alguns recifes da Costa do Descobrimento em 2019, identificada por conta de monitoramento ambiental sistemático realizado pelo Projeto Coral Vivo.

Destaque também para a preocupação com o lixo marinho. As matérias abordam algumas iniciativas com escolas estaduais, ações com a comunidade do extremo Sul da Bahia e com os turistas em ações de limpeza de praia com inúmeros parceiros. Destacam também a participação do Coral Vivo em apoio à redação de parágrafos inéditos em decretos e leis relacionadas a proibições de descartáveis de plástico.

 

Todas as matérias e notas são transmitidas em linguagem acessível, amplamente ilustradas, e para todas as idades, abordando temas variados relacionados aos recifes de coral. Para as crianças, as edições trazem a seção “Recrutinhas”, onde são oferecidas atividades lúdicas com a temática socioambiental. “Coordenar e editar o Coral Vivo Notícias foi uma das atividades mais prazerosas que fiz no campo da divulgação científica”, celebra a editora dos informativos e desse livro Débora Pires, que é do Museu Nacional/UFRJ. E completa a coordenadora do Projeto Coral Vivo, que é patrocinado pela Petrobras: “Em diversas ocasiões tivemos o prazer de ver moradores da região espontaneamente lendo os jornais, e também perceber a alegria de ver crianças correndo felizes levando os exemplares para suas famílias e dizendo ‘oba, chegou um número novo’, assim como o orgulho de saber que a publicação é usada rotineiramente como material didático em escolas”.

 

Cada versão impressa do informativo gratuito “Coral Vivo Notícias” teve a tiragem de 3 mil exemplares, distribuídos especialmente no Sul da Bahia. Quando o Projeto estava com uma base em Búzios (RJ), publicou cinco edições locais distribuídas pela região e na capital. Nos eventos que os colaboradores participam no Brasil sempre são levados dezenas exemplares. Todas as edições digitais estão disponíveis na subseção Coral Vivo Notícias na seção Pesquisa e Educação do site do Coral Vivo, e cada número foi enviado por mala direta com entrega com sucesso para mais de 5 mil pessoas.  A cada novo número, o público também tem acesso pelas redes sociais do Projeto. A versão digital do livro “Coral Vivo Notícias: coleção completa 2007-2020” estará disponível no site do Coral Vivo no dia 21 de abril, e a versão impressa será distribuída gratuitamente principalmente para escolas públicas, bibliotecas e instituições de pesquisa, com o patrocínio da Petrobras.

 

Serviço

Lançamento da versão digital do livro “Coral Vivo Notícias: coleção completa 2007-2020”.

Dia 21de abril, terça-feira, às 15h.

Lives simultâneas nas redes sociais do Projeto Coral Vivo: www.instagram.com/projetocoralvivo e www.facebook.com/CoralVivo.

 

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ e é realizado por 14 universidades e instituições de pesquisa. Trabalha para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. Ele é um dos seis projetos ambientais que compõem a Rede de Projetos de Conservação de Biodiversidade Marinha (Biomar), criada em 2007 pela Petrobras em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e projetos patrocinados. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar. Mais informações: www.coralvivo.org.br.

 

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL