
Eunápolis - Comunidade é convidada a opinar sobre manejo florestal da Veracel Celulose S/A, com sede no município de Eunápolis, Estado da Bahia.
Imaflora, organismo de certificação socioambiental, convida para reunião pública, no próximo dia 27/09/12.
Serviço das reuniões públicas:
Dia 27 de setembro, às 19h00 no Centro da Cultura, Rua 15 de novembro, s/n., esquina com Av. Navegantes, Bairro Pacata, em Porto Seguro.
Dia 27 de setembro, ás 19h00 Rotary de Eunápolis, Av. Princesa Izabel, 903, bairro Pequi, Eunápolis.
Liderada pelo engenheiro florestal Ricardo Camargo Cardoso, uma equipe multidisciplinar de profissionais do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora - estará em Eunápolis de 24 de setembro a 05 de outubro de 2012 e convida a todos os interessados em contribuir com informações sobre a empresa Veracel Celulose S/A, que maneja plantações florestais com área total de aproximadamente 204.000 hectares.
A Veracel Celulose S/A é candidata à certificação socioambiental FSC (Forest Stewardship Council, sigla que em português significa Conselho de Manejo Florestal). Para ter direito à certificação FSC, a empresa passa por um minucioso processo de auditoria, no qual deve comprovar que suas práticas empresariais estão aliadas a uma gestão responsável dos recursos naturais (como a conservação da biodiversidade local, das matas nativas, dos rios e nascentes, por exemplo) e que dispensa um tratamento digno aos trabalhadores fixos e temporários, garantindo não apenas o cumprimento das leis trabalhistas, além de manter um bom relacionamento com as comunidades locais.
Heide Buzato, socióloga do Imaflora, lembra que essa avaliação não cabe apenas aos auditores, mas diz respeito à comunidade que se relaciona com o empreendimento ou é afetada por suas decisões. Portanto, sindicatos de trabalhadores ou de entidades patronais, associações, ONGs ambientalistas ou sociais, acadêmicos, representantes dos poderes públicos ou vizinhos, estão convidados a participar, diretamente, indo à reunião pública, pelo e-mail consultapublica@imaflora.org ou em contato direto com os auditores, ou ainda pelo e-mail ricardo@imaflora.org
"O uso que uma empresa faz do solo, da água e a forma como o faz, por exemplo, diz respeito a todos. E a empresa certificada tem compromissos com a conservação desses recursos. Da mesma forma, devem cumprir a legislação trabalhista e promover o trabalho decente, lembra Heide. "São empregos sem trabalho degradante, trabalho infantil, ou discriminação de espécie alguma". Ela finaliza lembrando que os compromissos da certificação são de longo prazo e por isso é tão importante que produzam um impacto positivo na região e que a comunidade conheça e monitore essas condutas. "A empresa deve ser um vetor de melhoria das condições de vida das comunidades locais", diz.
Sobre o Imaflora
O Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org