Trabalho publicado na Revista Caderno Pedagógico reflete implicações do novo código para o bioma cerrado no MATOPIBA
Os professores Attawan Suela, Carlos Rafael Bogdezevicius e Ana Taís Fontes, da Unesulbahia, recentemente publicaram um artigo na Revista Caderno Pedagógico que analisa os desafios e implicações do Novo Código Florestal Brasileiro para o bioma cerrado, com foco na região do MATOPIBA, que inclui os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O estudo destaca que, embora o Novo Código Florestal tenha como objetivo proteger e organizar as áreas florestais do Brasil, sua aplicação apresenta limitações significativas, especialmente em regiões vulneráveis como o MATOPIBA. Os professores ressaltam que a proteção da vegetação natural varia entre as diferentes regiões, com algumas áreas enfrentando maior pressão por exploração econômica.
"A reflexão crítica sobre a implementação do código é essencial para garantir que as políticas ambientais sejam justas e eficazes", afirma Rafael Bogdezevicius. O artigo é fruto da colaboração entre os pesquisadores, que contribuíram com suas diversas formações e experiências, resultando em uma análise mais ampla e enriquecedora.
O trabalho serve como um alerta sobre a necessidade de estratégias efetivas para a conservação do bioma cerrado, especialmente em um momento em que a legislação ambiental está em debate. O artigo convida à reflexão sobre a importância de considerar as especificidades regionais na aplicação do Novo Código Florestal.
O artigo pode ser acessado no link https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/8194/4947.