Competição contou com atletas da Bahia, Sergipe, São Paulo e Ceará e premiou skatistas de sete categorias
A 1ª etapa do Circuito Baiano de Skate 2024 terminou premiando atletas da Bahia e outras partes do Brasil. Durante os dois dias de competição, cerca de 100 atletas disputaram o título em sete categorias, sendo três femininas (Mirim, Iniciante e Amador) e quatro masculinas (Mirim, Iniciante, Amador e Master). O evento ocorreu no último fim de semana na Praia da Ribeira, na modalidade Street.
A competição contou com grande adesão do público. “Além dos amigos e familiares dos próprios atletas, tivemos muitos moradores da região prestigiando o evento, tendo ali o primeiro contato com o esporte”, celebra Ernesto Belote, Coordenador Geral do campeonato.
Marcaram presença atletas de Salvador, Simões Filho, Feira de Santana, Ilhéus, Camaçari, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Jequié, Serrinha, Eunápolis, Mata de São João e outros municípios baianos. Fora da Bahia, o Circuito Baiano de Skate acolheu skatistas de Fortaleza-CE, Nossa Senhora do Socorro-SE, Aracaju-SE e Santo André-SP.
Por ser uma competição homologada pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB), os atletas com as melhores classificações receberam troféus (1º ao 3º), medalhas (4º ao 8º) e materiais esportivos diversos (1º ao 5º).
Nova etapa confirmada
No próximo mês, nos dias 12 e 13 de outubro acontecerá a 2ª etapa do Circuito Baiano de Skate. A competição será encerrada em Madre de Deus, em novembro, dias 9 e 10.
O Circuito Baiano de Skate 2024 é realizado e homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB) e organizado pela Empresa MTE Brasil (Marketing, Turismo e Entretenimento). O evento conta com o fomento do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Superintendência dos Desportos (SUDESB) e apoio institucional da Prefeitura de Salvador e Prefeitura de Madre de Deus.
Vencedores
Feminino
Mirim: Valentina Barreto – Lauro de Freitas/BA;
Iniciante: Alice França – Simões Filho/BA;
Amador: Giovana Dias – Santo André/SP.
Masculino
Mirim: Antony Ferreira – Ilhéus/BA;
Iniciante: Julio Vitor – Salvador/BA;
Amador: Igor Neves – Poções/BA;
Master: Jailson Santana – Feira de Santana/BA.
Eunápolis conquista o tricampeonato baiano em grande estilo
Em uma emocionante final realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2024, a AABB Eunápolis conquistou o tricampeonato baiano dos Jogos das AABBs, superando a equipe de Vitória da Conquista, donos da casa.
Após bela apresentação das duas equipes, num jogo la e cá, em altíssimo nível, o placar ficou no 0 a 0 durante o tempo regulamentar, levando a disputa para os pênaltis, com 3 cobranças para ambas as equipes. Nas cobranças dos pênaltis apareceu o goleiro Rafael, com uma atuação impecável defendendo a última cobrança. Eleito o melhor goleiro do torneio e o melhor jogador da final, a AABB Eunápolis venceu por 3 a 2, sem sofrer nenhum gol durante toda a competição.
Mesmo com diversos desfalques, a equipe eunapolitana demonstrou grande determinação e união, sob o comando do treinador Elbert e do Capitão da equipe Buiu. A seleção multicampeã contou com as seguintes atletas: Rafael e Renato no gol, Dieguinho, Beto Cavalo, Jeguinha, Kell, Marciel(Melhor jogador da semifinal), Patinhas, Sinho, Kiesley e Rafael Karcaça.
"Para o presidente da AABB Eunápolis, Carlos Augusto, o sucesso da equipe está diretamente ligado a qualidade dos atletas, aliada ao foco, e garra dentro do campo. "Considerado, hoje, o melhor time do Brasil no meio dos presidentes de AABBs", afirmou.
"A jornada até o tricampeonato não foi fácil. A equipe enfrentou diversos desafios, como lesões, viagens longas e a pressão de defender o título. No entanto, com muita dedicação e união, os atletas da AABB Eunápolis conseguiram superar todas as dificuldades e alcançar a tão sonhada vitória."
O tricampeonato da AABB Eunápolis marca um feito histórico para a cidade e para o esporte local. A equipe demonstrou não apenas habilidade técnica, mas também um espírito de equipe exemplar, inspirando atletas de todas as idades. Esse título reafirma o compromisso da AABB Eunápolis em promover o esporte e a saúde, além de fortalecer os laços entre os associados. “Tricampeã regional e agora baiana, além do título de campeã do Nordeste conquistado em João Pessoa na Paraíba.
Parabéns à AABB Eunápolis por mais essa conquista histórica!
Nos dias 14 e 15 de Setembro Vitória da Conquista será o palco da JESAB (Jogos Estaduais da AABB).
AABB de Eunápolis, estará presente com 4 modalidades esportivas:
Futebol Adulto - Atual bicampeã da categoria, que vai em busca do tricampeonato baiano;
Futebol Super Master - Turma dos 50 anos, atual campeã regional, vai em busca do titulo baiano inédito da categoria;
Tênis de Quadra - Atleta João Vitor - Atual bicampeão regional, vai em busca do título inédito do baiano;
Dominó: Dupla será representada por Nivaldo(Barrão) e Jefinho Magalu, atuais campeões regionais, vai em busca do titulo baiano da categoria.
Desejamos boa sorte aos atletas Eunapolitanos...
A Seleção de Itamaraju se despediu prematuramente do Campeonato Intermunicipal, após ser derrotada neste domingo (08) por 2x0 para Potiraguá. Como empatou em casa por 1x1 no jogo de ida, o time não avança para a próxima etapa, nem mesmo na condição de “biônico”.
Itamaraju conseguiu resistir à pressão do adversário até os 42 minutos do primeiro tempo, quando Tony Rôte colocou Potiraguá na frente do placar. Aproveitando lançamento na área, ele subiu de cabeça, sem tempo para reação do goleiro Pedro Henrique.
O segundo gol, que decretou a vitória da equipe local surgiu na metade da segunda etapa, com Caboquinho, também de cabeça, após falha da defesa itamarajuense.
Começa desmonte
Em seis partidas, o time soma apenas seis pontos e aproveitamento técnico de 33,33 por cento. Com três empates, duas derrotas e uma vitória, Itamaraju está entre as 12 piores seleções que se despedem da disputa em 2024. Seu ataque marcou seis gols, enquanto que a defesa sofreu sete – saldo negativo de um.
Após a eliminação precoce, a Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) começa nesta segunda-feira (09) a desmontar o elenco da Seleção, dirigida por Rogério Conceição, que comandou quatro dos seis jogos do time.
Itagimirim e Eunápolis seguem
Já a seleção de Itagimirim segue em frente na competição, apesar da derrota fora de casa por 2x0 para Aurelino Leal. Com 10 pontos e aproveitamento de 37,5 por cento, o time conquista uma das 10 vagas “biônicas”. Jogando em seu mando de campo, Eunápolis, que já estava classificado, goleou Itaju do Colônia por 4x1.
Também em casa, Euclides da Cunha voltou a decepcionar o seu público e perdeu mais uma para Barrocas, desta feita por 2x0. No entanto, o time também se classifica como “biônico”. Como destaque da rodada, Cachoeira aplicou 7x0 em Lauro de Freitas.
Os classificados
Das 32 seleções que prosseguem no Intermunicipal, quatro se classificaram nos pênaltis: Quijingue, Tucano, Ibirapitanga e Luiz Eduardo Magalhães.
Passam diretamente para a terceira fase Jacobina, Ipirá, Quijingue, Barrocas, Crisópolis, Tucano, Valente, Conceição da Feira, Feira de Santana, Simões Filho, Cachoeira, Saubara, Castro Alves, Ipiaú, Ibirapitanga, Coaraci, Uruçuca, Aurelino Leal, Luiz Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis e Potiraguá. Como “biônicos” estão garantidos Euclides da Cunha, Ibicaraí, Itapetinga, Brumado, Guanambi, Serrinha, Santaluz, Itagimirim, Glória e Conceição do Coité.
Confira os jogos da terceira fase do Intermunicipal
Castro Alves x Conceição do Coité, Simões Filho x Glória, Cachoeira x Itagimirim, Crisópolis x Santaluz, Potiraguá x Guanambi, Eunápolis x Brumado, Conceição da Feira x Serrinha, Uruçuca x Itapetinga, Ipirá x Ibicaraí, Feira de Santana x Euclides da Cunha, Ipiaú x Luís Eduardo Magalhães, Valente x Tucano, Coaraci x Quijingue, Aurelino Leal x Ibirapitanga, Saubara x Jacobina e Barrocas x Bom Jesus da Lapa.
Resultados dos jogos de volta da segunda fase
Grupo 17 – Jacobina 2x1 Santa Bárbara
Grupo 18 – Ipirá 1x0 Miguel Calmon
Grupo 19 – Quijingue 0x0 Serrinha (pênaltis: Quijingue 5x4)
Grupo 20 – Euclides da Cunha 0x2 Barrocas
Grupo 21 – Crisópolis 2x0 Glória
Grupo 22 – Tucano 1x1 Santaluz (pênaltis: Tucano 5x4)
Grupo 23 – Valente 3x1 Alagoinhas
Grupo 24 – Conceição da Feira 1x0 Conceição do Coité
Grupo 25 – Feira de Santana 1x0 São Sebastião do Passé
Grupo 26 – Simões Filho 3x0 Santo Amaro
Grupo 27 – Cachoeira 7x0 Lauro de Freitas
Grupo 28 – Saubara 5x0 Valença
Grupo 29 – Castro Alves 4x0 Jequié
Grupo 30 – Ipiaú 1x0 Santo Antônio de Jesus
Grupo 31 – Ibicaraí 1x1 Ibirapitanga pênaltis: Ibirapitanga 5x4)
Grupo 32 – Itapetinga 1x2 Coaraci
Grupo 33 – Uruçuca 1x0 Itabuna
Grupo 34 – Aurelino Leal 2x0 Itagimirim
Grupo 35 – Brumado 2x1 Luiz Eduardo Magalhães (pênaltis: Luiz Eduardo Magalhães 4x1)
Grupo 36 – Bom Jesus da Lapa 0x2 Guanambi
Grupo 37 – Eunápolis 4x1 Itaju do Colônia
Grupo 38 – Potiraguá 2x0 Itamaraju
Por Domingos Oliveira (Fotos: TVC)
Apesar do apoio maciço da torcida, no estádio Juarez Barbosa, a seleção de Itamaraju não conseguiu vencer Potiraguá, neste domingo (01/09), no jogo de ida da segunda fase do Intermunicipal, ficando no empate por 1x1. Com esse resultado, resta ao time buscar a classificação na casa do adversário.
Após Itamaraju desperdiçar boas oportunidades, a seleção de Potiraguá inaugurou o placar aos 46 minutos do primeiro tempo, com o veterano Pim. O gol levantou a pequena torcida do time visitante, que partiu para a comemoração.
O empate itamarajuense veio aos 28 minutos da segunda etapa, quando o meio-campo Vivas balançou as redes. O time perseguiu a “virada”, mas a partida acabou empatada.
Para se classificar à terceira fase, Itamaraju terá que vencer o jogo de volta, no próximo domingo, no mando de campo do concorrente. Um novo empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Vaga antecipada
Por outro lado, mesmo perdendo a disputa, Potiraguá estará na próxima etapa, graças à excelente campanha da equipe ao longo do Intermunicipal. Com 17 pontos em sete partidas e 80,95 por cento de aproveitamento técnico, o time ocupa o quinto lugar na classificação geral acumulada.
De fora?
Em contramão, a seleção itamarajuense, estaria, no momento, eliminada da competição, somando seis pontos em cinco jogos – 40 por cento de aproveitamento em campo. Em 33° lugar na tabela geral, Itamaraju perderia a vaga como “biônico” no saldo de gols para Brumado, que tem o mesmo número de pontos.
Eunápolis garantido
Já o time de Eunápolis comemora a classificação antecipada, após derrotar fora de casa Itaju do Colônia por 1x0. Somando 12 pontos nas cinco partidas disputadas, os eunapolitanos ocupam a sexta posição na tabela, com 80 por cento de aproveitamento técnico.
Outro representante do extremo sul no campeonato, Itagimirim empatou em casa por 0x0 com Aurelino Leal, mas está na briga rumo à terceira fase. Com 10 pontos, porém, em sete jogos, o time soma 47,61 por centro de aproveitamento.
Euclides da Cunha tropeça
Nos 22 confrontos realizados neste domingo, a principal surpresa foi a derrota de Euclides da Cunha para Barrocas por 1x0. Esse foi o primeiro tropeço do time de Beto Oliveira no certame. Entretanto, Euclides da Cunha já está garantido na próxima fase. Também com o passaporte carimbado, Cachoeira goleou fora de casa Lauro de Freitas por 5x0.
Das 44 seleções em disputa na segunda fase, somente 14 não seguirão em frente.
Confira todos os resultados da rodada:
Grupo 17 – Santa Bárbara 1x1 Jacobina
Grupo 18 – Miguel Calmon 0x2 Ipirá
Grupo 19 – Serrinha 0x0 Quijingue
Grupo 20 – Barrocas 1x0 Euclides da Cunha
Grupo 21 – Glória 1x3 Crisópolis
Grupo 22 – Santaluz 1x1 Tucano
Grupo 23 – Alagoinhas 0x0 Valente
Grupo 24 – Conceição do Coité 0x0 Conceição da Feira
Grupo 25 – São Sebastião do Passé 0x2 Feira de Santana
Grupo 26 – Santo Amaro 0x2 Simões Filho
Grupo 27 – Lauro de Freitas 0x5 Cachoeira
Grupo 28 – Valença 0x0 Saubara
Grupo 29 – Jequié 1x4 Castro Alves
Grupo 30 – Santo Antônio de Jesus 0x0
Grupo 31 – Ibirapitanga 1x1 Ibicaraí
Grupo 32 – Coaraci 2x0 Itapetinga
Grupo 33 – Itabuna 0x3 Uruçuca
Grupo 34 – Itagimirim 0x0 Aurelino Leal
Grupo 35 – Luiz Eduardo Magalhães 1x0 Brumado
Grupo 36 – Guanambi 1x5 Bom Jesus da Lapa
Grupo 37 – Itaju do Colônia 0x1 Eunápolis
Grupo 38 – Itamaraju 1x1 Potiraguá
Por Domingos Oliveira (fotos: reprodução/TVC)
Sem uma boa atuação em campo, a seleção de Itamaraju não passou do 0x0 com Prado, neste domingo (25), no encerramento da fase preliminar do Campeonato Intermunicipal. Mesmo assim, o time conseguiu se classificar para a segunda etapa.
Foi o segundo empate entre ambos, com as duas partidas ocorrendo no estádio Nailton Batista de Oliva (Tenentão), em território pradense. No primeiro confronto, o placar foi 1x1.
Com cinco pontos no Grupo 16, a seleção itamarajuense terá pela frente Potiraguá, que já estava garantido em primeiro lugar na chave 15. O primeiro jogo do “mata-mata” será no próximo domingo, no estádio Juarez Barbosa, com a classificação à terceira fase sendo decidida no mando de campo do adversário.
Prado de fora
Somando apenas dois pontos, a seleção de Prado se despede do campeonato. Por outro lado, a equipe de Eunápolis, campeão do Grupo 16, terá Itaju do Colônia como próximo adversário.
Já o terceiro representante do extremo sul no Intermunicipal – Itagimirim – perdeu em casa para Itaju do Colônia por 1x0. No entanto, o time se classificou em segundo lugar no Grupo 15 e vai enfrentar Aurelino Leal na próxima fase.
Chuva de gols
Cinco grandes goleadas foram registradas no fechamento da fase de classificação do Intermunicipal. Fora de casa, a seleção de Santaluz aplicou 7x0 em Retirolândia, que não tinha chance de classificação. Também no mando do adversário, Jequié fez 6x0 em Itiruçu.
Jogando em casa, Crisópolis goleou Tucano por 6x1, Cachoeira somou 5x0 diante de Cruz das Almas e pelo mesmo placar Castro Alves bateu Valença. Já o empate mais recheado da rodada foi Santo Amaro 4x4 Saubara
Confira todos os resultados da sexta rodada do Intermunicipal:
Grupo 01 – Jacobina 1x1 Miguel Calmon
Grupo 02 – Serrinha 0x0 Santa Bárbara – Ipirá 2x1 Serra Preta
Grupo 03 – Quijingue 1x1 Euclides da Cunha – Jeremoabo 0x3 Glória
Grupo 04 – Barrocas 3x0 Ribeira do Pombal – Crisópolis 6x1 Tucano
Grupo 05 – Valente 1x0 Conceição do Coité – Retirolândia 0x7 Santaluz
Grupo 06 – Feira de Santana 2x0 Conceição da Feira – Pojuca 1x2 Alagoinhas
Grupo 07 – Simões Filho 2x1 São Sebastião do Passé – Lauro de Freitas 2x2 Camaçari
Grupo 08 – Cachoeira 5x0 Cruz das Almas – Santo Amaro 4x4 Saubara
Grupo 09 – Castro Alves 5x0 Valença – Santo Antônio de Jesus 0x0 Conceição do Almeida
Grupo 10 – Itiruçu 0x6 Jequié – Ipiaú 2x0 Ibirapitanga
Grupo 11 – Itapetinga 2x0 Itabuna – Ibicaraí 4x1 Vitória da Conquista
Grupo 12 – Coaraci 3x1 Aurelino Leal – Uruçuca 4x2 Ilhéus
Grupo 13 – Luiz Eduardo Magalhães 2x2 Bom Jesus da Lapa
Grupo 14 – Brumado 2x0 Palmas de Monte Alto
Grupo 15 – Itagimirim 0x1 Itaju do Colônia – Mascote 0x1 Potiraguá
Grupo 16 – Prado 0x0 Itamaraju
Os confrontos da segunda fase serão divulgados nesta segunda-feira pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Por Domingos Oliveira (fotos: reprodução/Ita na Rede)
A fase preliminar do Campeonato Intermunicipal será finalizada no próximo domingo, mas quatro confrontos da segunda etapa já estão definidos. Detentora da melhor campanha da competição, a seleção de Euclides da Cunha, já antecipou o primeiro lugar no Grupo 3 e terá pela frente Barrocas, que fecha a chave 4 na terceira posição.
Dirigida pelo multicampeão Beto Oliveira e com cem por cento de aproveitamento na competição, Euclides da Cunha fará o seu último jogo na primeira fase contra Quijingue, domingo, na casa do adversário. Já a Seleção de Barrocas recebe em seu mando de campo o time de Ribeira do Pombal.
Também com a primeira posição já garantida, no Grupo 7, Simões Filho vai ter como adversário na fase seguinte a equipe de Santo Amaro, terceira da chave 8. Simões Filho se despede da etapa preliminar contra São Sebastião do Passé, enquanto que Santo Amaro joga com Saubara.
A Seleção de Saubara já se antecipou como dona do segundo lugar no Grupo 8 e se confronta na próxima fase com Valença, que se confirmou vice-líder da chave 9. Saubara joga no domingo contra Santo Amaro. No mesmo dia, Valença enfrenta Castro Alves.
Após o jogo com a Seleção valencense, Castro Alves estreia na segunda fase contra Jequié, que finaliza sua participação no Grupo 10 em terceiro lugar. Enquanto isso, Castro Alves já se posiciona como campeão da chave 9. No fechamento da primeira etapa do Intermunicipal Jequié atuará contra Itiruçu, que não tem chance de se classificar para a segunda fase.
Também estão impossibilitadas de garantir a classificação as seleções de Jeremoabo, Ribeira do Pombal, Retirolândia, Cruz das Almas e Ilhéus.
Por outro lado, 21 times brigam por 10 vagas que restam para compor a primeira série de “mata-mata”. São eles: João Dourado, Miguel Calmon, Serra Preta, Santa Bárbara, Alagoinhas, Pojuca, São Sebastião do Passé, Lauro de Freitas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Itabuna, Vitória da Conquista, Luiz Eduardo Magalhães, Paratinga, Palmas de Monte Alto, Brumado, Mascote, Itaju do Colônia, Itamaraju e Prado.
Além de Euclides da Cunha, estão com cem por cento de aproveitamento no Intermunicipal Conceição da Feira e Castro Alves. Junto a esses times seguem invictas na competição Jacobina, Serrinha, Crisópolis, Valente, Simões Filho, Cachoeira, Ipiaú, Ibirapitanga e Potiraguá.
Por Domingos Oliveira (foto: reprodução You Tube)
O técnico Rogério Conceição estreou com o “pé direito” na Seleção de Itamaraju, que derrotou neste domingo (18) o time de Eunápolis por 3x1, pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes.
Contratado para substituir Marcos Correia, o treinador soube administrar o seu primeiro desafio à frente do time que, com a vitória, ficou bem próximo da vaga à segunda etapa da competição. No encerramento da fase preliminar, no próximo domingo, a equipe poderá perder por até dois gols de diferença para o Prado que estará garantida na segunda fase.
Com quatro pontos no Grupo 16, Itamaraju assumiu o segundo lugar, deixando Prado na “lanterna”, com apenas um tento. Já classificada em primeiro lugar, a seleção de Eunápolis contabiliza nove pontos.
Fim da Invencibilidade
O jogo em que Itamaraju “quebrou” a invencibilidade do time eunapolitano ocorreu no estádio Juarez Barbosa, sem a participação de torcedores, já que a equipe local foi penalizada pela Federação Bahiana de Futebol. Mesmo sem o apoio presencial da torcida, que acompanhou o jogo via telão em frente ao estádio, Itamaraju se deu bem na partida e devolveu a derrota imposta pelo adversário no dia 28 de julho, em Porto Seguro.
A seleção itamarajuense abriu 2x0 no primeiro tempo, com gols de Naian e Digão, mas na segunda etapa, Guilherme Silva descontou para o time visitante. No entanto, Hulk marcou o terceiro gol itamarajuense, consagrando o triunfo da equipe por 3x1.
Se passar para a segunda fase, Itamaraju vai enfrentar a seleção de Potiraguá, que já garantiu o primeiro lugar no Grupo 15. Já o time de Eunápolis, primeiro da chave 16, terá pela frente ou Mascote ou Itaju do Colônia.
Festival de goleadas
A quinta rodada do Intermunicipal foi marcada por goleadas históricas, como a de Conceição da Feira sobre Pojuca por 8x0. Jogando em casa, porém, com o mando pertencendo ao adversário, Simões Filho aplicou 8x1 em Camaçari. Já Ibirapitanga e Itapetinga derrotaram Itiruçu e Vitória da Conquista por 6x0 e 5x0 respectivamente.
Já garantidos
Faltando uma rodada para o fechamento da fase preliminar, 34 seleções já estão classificadas para a etapa seguinte. Outras 10 serão conhecidas no próximo domingo, totalizando 44 para a formação dos confrontos seguintes.
Eis a relação dos classificados por antecipação:
Jacobina, Ipirá, Serrinha, Euclides da Cunha, Quijingue, Glória, Crisópolis, Tucano, Barrocas, Valente, Conceição do Coité, Santaluz, Conceição da Feira, Feira de Santana, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Cachoeira, Saubara, Santo Amaro, Castro Alves, Valença, Ipiaú, Ibirapitanga, Jequié, Itapetinga, Ibicaraí, Aurelino Leal, Uruçuca, Coaraci, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Potiraguá, Itagimirim e Eunápolis.
Confira os resultados da rodada:
Grupo 01 – João Dourado 0x0 Jacobina
Grupo 02 – Serra Preta 0x1 Serrinha – Santa Bárbara 1x2 Ipirá
Grupo 03 – Euclides da Cunha 3x0 Jeremoabo – Glória 3x2 Quijingue
Grupo 04 – Ribeira do Pombal 0x1 Crisópolis –Tucano 2x1 Barrocas
Grupo 05 – Conceição do Coité 1x0 Retirolândia – Santaluz 0x0 Valente
Grupo 06 – Conceição da Feira 8x0 Pojuca – Alagoinhas 1x2 Feira de Santana
Grupo 07 – São Sebastião do Passé 3x0 Lauro de Freitas – Camaçari 1x8 Simões Filho
Grupo 08 – Saubara 0x1 Cachoeira – Cruz das Almas 2x2 Santo Amaro
Grupo 09 – Valença 1x1 Santo Antônio de Jesus – Conceição do Almeida 0x1 Castro Alves
Grupo 10 – Jequié 1x4 Ipiaú – Ibirapitanga 6x0 Itiruçu
Grupo 11 – Vitória da Conquista 0x5 Itapetinga – Itabuna 1x2 Ibicaraí
Grupo 12 – Ilhéus 0x4 Coaraci – Aurelino Leal 1x0 Uruçuca
Grupo 13 – Bom Jesus da Lapa 2x0 Paratinga
Grupo 14 – Palmas de Monte Alto 2x1 Guanambi
Grupo 15 – Potiraguá 3x1 Itagimirim – Itaju do Colônia 3x1 Mascote
Grupo 16 – Itamaraju 3x1 Eunápolis
Por Domingos Oliveira (fotos: reprodução Ita na Rede)
Diego Albuquerque conquistou medalha de ouro nos 100, 200 e 400 metros livres, e assegurou a prata nos 50m
Em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, o nadador baiano Diego Albuquerque conquistou quatro medalhas no Campeonato Panamericano Máster 2024. Apoiado pela Petrobahia, através do programa FazAtleta, saiu da competição com três medalhas de ouro e uma de prata, nos 50, 100, 200 e 400 metros livres.
Durante as provas, realizadas no fim de julho, Diego enfrentou nadadores do México, Venezuela, Canadá e Trinidad e Tobago. Agora, o atleta baiano se prepara para o torneio sul-americano de masters, que será realizado em outubro na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
“Fiquei bem feliz com os resultados, principalmente com os meus tempos. Nos 200 livres, por exemplo, seria campeão em todas as faixas etárias do Campeonato Panamericano. Inclusive, com esses números, teria totais condições de competir em alto nível no mundial”, ressalta Diego.
Para Diego, esses resultados são provas da evolução da Bahia na modalidade. Ele, que também é presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), ressalta que em cinco anos o número de atletas federados triplicou, e que agora o esporte possui um calendário mais extenso e completo.
“Isso é um sinal de como as coisas estão caminhando. Entre todos os apoios, destaco o da Petrobahia, que vem investindo no esporte. Muito feliz de fazer parte desse time e do programa FazAtleta, que me proporciona toda a estrutura para chegar cada vez mais longe”, finaliza.
O Guarani anunciou a rescisão contratual com Renyer, atacante formado no Santos que foi uma das principais promessas do futebol brasileiro no fim da década passada. Ele, que tem 21 anos, atuou apenas três vezes com a camisa bugrina pela Série B e está livre no mercado.
Lembra dele?
Renyer chegou ao clube do litoral paulista ainda em 2013, quando tinha 11 anos. Em pouco tempo, o jovem se destacou nas categorias de base e despertou atenção da diretoria.
O atacante subiu para o profissional antes de completar 17 anos, era visto como um "novo raio da Vila" e teve multa rescisória de R$ 532 milhões — ele chegou a renovar contrato por duas vezes — uma na gestão José Carlos Peres, em 2019, e outra com Orlando Rollo, em 2020.
Em meio aos holofotes, Renyer ganhou fama até em simuladores: no Football Manager, jogo de gerenciamento de futebol, ele era uma das maiores joias nacionais e chegou a "ganhar moral" de Antoine Griezmann, astro francês que contratou o brasileiro para seu time virtual.
As lesões, no entanto, dificultaram a "vida real" do jovem, que precisou passar por duas cirurgias no joelho e não conseguiu se firmar entre os profissionais do Santos em meio à grande expectativa da torcida.
Diante do alto salário, Renyer foi dispensado pelo Santos no fim do ano passado e assinou com o Guarani, mas novamente não vingou: no clube de Campinas, foram apenas três partidas disputadas, todas iniciando como reserva — uma em abril, uma em maio e uma em junho.
"O Guarani Futebol Clube informa que formalizou a rescisão, em comum acordo, do contrato do atacante Renyer, que já não integra mais o elenco bugrino. O clube agradece ao atleta pelos serviços prestados e deseja sucesso no seguimento de sua carreira"
Nota do Guarani.