Por: Revista Placar – 7 de setembro de 1973
20/12/2023 - 14:11:01

Não é incomum que jogadores brilhem com a camisa de dois grandes rivais. Mas a história de Osni, um paulista de Osasco, de 1,56m, revelado pelo Santos, e corintiano de coração, tem suas peculiaridades. 

 

Ele integrou o time de 1972 do Vitória, campeão baiano e considerado um dos melhores da história rubro-negra. Também venceu, em duas ocasiões, o prêmio Bola de Prata, em 72 e 74. Pelo Leão, fez 112 gols, que lhe rendem o posto de terceiro maior artilheiro do clube. 

“A minha carreira toda, desde menino, sempre foi como centroavante ou ponta de lança. Quando vim pro Vitória, vim como centroavante, mas no Vitória tinha André Catimba, eu fiquei jogando e ele ficou no banco. Então Djalma Santos [o treinador], quando chegou, me chamou e falou: ‘Osni, eu vou pedir uma coisa pra você. Tem condição? Ó, Gibira joga de ponta direita, só que Gibira não é ponta direita, ele é meio-campo [...] Eu vou botar você pra ponta direita, vou trazer Gibira pra meia direita, vou botar André de centroavante e Mário Sérgio de ponta esquerda. Tem algum problema?’ Eu falei: ‘De jeito nenhum’”, contou Osni aos baianos do Correio. 

 

Como um ponta acabou fazendo tantos gols? “Só tem uma coisa, ele falou pra mim: ‘Todas as jogadas quando tiverem na esquerda, você não vai ficar na ponta, você fecha como centroavante’”. 

 

Osni ficou no Vitória até 1976. Saiu para o Flamengo e, em 78, fechou com o Bahia. “Acertei o contrato com [Paulo] Maracajá e com Fernando Schmidt [diretor de futebol e presidente do Bahia]. Daqui a pouco sabe quem aparece? O Vitória ligando para os dirigentes do Flamengo para desmanchar o negócio. Me ofereceram o triplo do dinheiro, mas meu pai me ensinou uma coisa, que antigamente você falava assim: tirava um fio do bigode que o negócio estava feito, um aperto de mão estava feito”. 

 

Pelo Bahia, venceu mais quatro Campeonatos Baianos, somando 138 gols, que o colocam em quinto lugar na artilharia histórica do time.

Crédito: revista Placar – 7 de setembro de 1973


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL