Por: AtlanticanewsMariana ferreira
18/12/2014 - 01:47:04

Os presidentes dos Estados Unidos e ilha de Cuba anunciaram nesta quarta-feira (17) a retomada das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de 50 anos de embargos. Os embargos econômicos, porém, ainda estão sendo discutidos.

Segundo os presidentes, as negociações tiveram importante protagonismo do Papa Francisco. De acordo com o New York Times, Francisco encorajou reuniões secretas entre Obama e Raúl Castro, dando fim a décadas de hostilidades.

Foram 18 meses de encontros sediados no Canadá e encorajados pelo Papa. As presidências divulgaram que o acordo final foi selado com um telefonema entre os líderes.

Obama agradeceu ao Papa por seu papel no processo, e por “seu exemplo moral, mostrando ao mundo como ele deveria ser, em vez de simplesmente se conformar com o mundo como é”.

O Vaticano emitiu comunicado: "Sua Santidade quer parabenizar a decisão histórica tomada pelos governos dos Estados Unidos e de Cuba para estabelecer relações diplomáticas, com o objetivo de superar, no interesse de cidadãos de ambos os países, as dificuldades que marcaram sua História recente", informou.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL