Por: Almirelle Lucio- Nutricionista
22/08/2014 - 08:00:04

Não adianta estar de dieta e ter à vista alimentos calóricos e gordurosos — criando uma tentação desnecessária. Conheça os principais vilões da geladeira e saiba quais são as opções mais saudáveis para substituí-los.

LEITE INTEGRAL: Por que: É rico em gordura animal e pode fazer mal a pessoas com problemas de colesterol alto. Porém, pode ser consumido, sem exageros, por pessoas sem esse problema, deve-se substituir por  Leite desnatado ou semi-desnatado.

MAIONESES: Por que: É calórica, cheia de gordura e, por isso, se usada exageradamente, tem a capacidade de tornar uma refeição que poderia ser saudável, como um prato de salada, em uma afronta à sua dieta. Para fazer um lanche, a maionese pode ser substituída por alimentos com consistência parecida, mas com menos calorias e gordura. É o caso da coalhada seca ou do queijo cottage.

EMBUTIDOS: Por que: São alimentos como a salsicha, mortadela, salame e presunto. Como são industrializados, têm uma quantidade considerável de conservantes e sódio, além de gordura. Tudo o que faz mal à saúde.Vale ressaltar que entre esses embutidos, o menos prejudicial à saúde é o peito de peru, que pode ser consumido em quantidades pequenas. Para fazer um lanche, os embutidos podem ser substituídos por queijo cottage, por exemplo, ou então peito de frango, que é mais saudável.

SORVETE: Por que: O sorvete, especialmente Os industrializados que vendem nos supermercados, que provavelmente é o que deve estar dentro do seu freezer, tem muita gordura e açúcar. Além disso, o sorvete de massa aumenta a probabilidade de uma pessoa consumir uma quantidade exagerada do alimento e em vários dias na semana. A gelatina é a melhor opção para comer sobremesa sem engordar. Ela é doce, dá saciedade e não tem nem 20% das calorias de um sorvete.

SUCOS INDUSTRIALIZADOS: Por que: Apesar de ser mais prático, é pior do que o suco natural, já que não apresenta todos os nutrientes da fruta. Além disso, possui conservantes e muito açúcar. Sucos naturais ou de polpa são as melhores opções, apesar de ser necessário tomar cuidado com a quantidade de açúcar presente nas frutas. Por isso, sucos como o de limão e de acerola, por exemplo, são mais indicados para quem tem diabetes ou quer evitar o açúcar.

 

Drª. Almirelle Lucio dos Santos 

Nutricionista clinica

CRN 3284

Consultora nutricional:  (73) 3281-5446

                            

 

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL