Por: Assessoria de Comunicação
22/07/2014 - 20:17:28

 A Campanha de Combate à Hanseníase, Geohelmíntíase e Tracoma. Com o intuito de atingir cerca de 17 mil alunos das escolas municipais da cidade, a Campanha do Ministério da Saúde visa alertar sobre a prevenção e diagnóstico da hanseníase, realizar quimioprofilaxia de verminose, orientar e diagnosticar tracoma.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Eunápolis, as ações terão início na próxima segunda-feira (28) quando as equipes de saúde atenderão crianças entre 05 e 14 anos nas escolas rurais e urbanas do município. De acordo com o Secretário de Saúde, Mário Gontijo, o programa de combate à hanseníase atua permanentemente nas unidades de saúde do município, atendendo novos e antigos casos.

Hanseníase - De acordo com Thiara Guimarães, responsável pelo Programa Municipal de Hanseníase, o programa faz buscas ativas através de sintomas apresentados em consultas realizadas pelo enfermeiro nas Unidades de Saúde e o município registrou até o momento 44 novos casos de hanseníase. Ela lembra que quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor para o paciente, pois os riscos de sequelas do tratamento diminuem. O principal sintoma é mancha na pele sem sensibilidade ao toque.

Outras doenças - A campanha prevê ainda a inclusão  de ações também para prevenção de tracoma e a geohelmintíases. Os alunos também receberão palestras para tratar sobre os assuntos. Para a verminose, serão distribuídos medicamentos mastigáveis para as crianças e para os diagnósticos confirmados de tracoma, doença inflamatória dos olhos, haverá acompanhamento e tratamento adequados. 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL