Por: Luciene Nogueria / AtlanticaNews
15/04/2014 - 23:54:26

Quase 500 participantes de toda a Bahia - Distrito LA-2

O número de convencionais dos 44 Lions Clubes da Bahia presentes à abertura da XV Convenção do Distrito LA-2 chegou perto dos 500 esperados, considerando que as quinhentas cadeiras do auditório montado no Ginásio de Esportes do Clube Paulo Afonso estavam quase todas ocupadas.

Na opinião de quem tem participado de eventos semelhantes, “esta convenção de Paulo Afonso, em número de participantes, tem superado muitas, inclusive a do ano passado que reuniu menos da metade dos que estão hoje aqui”.

Mas o clima de animação, alegria, empolgação começou ainda antes do inicio da Sessão de Abertura da XV Convenção, quando os convencionais assistiram, no estacionamento do Cepeazinho, uma apresentação do Grupo Folclórico Os Cangaceiros, que existe em Paulo Afonso há quase 60 anos. Os Cangaceiros hoje são dirigidos pelo radialista Gildásio Leal que explicou aos curiosos visitantes que "em Paulo Afonso nasceu, no povoado Malhada da Caiçara, Maria Bonita, a companheira de Lampiao e, como afirma o pesquisador e escritor João de Sousa Lima no livro Lampião em Paulo Afonso, 

 Na abertura da XV Convenção, o governador do Distrito LA2 - o pauloafonsino José Fernandes Neto recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Anilton Bastos Pereira em clima de grande euforia e aplausos retumbantes.

A organização do evento, para os observadores de fora, pareceu impecável, tantos foram os elogios ainda na primeira noite. Esse cuidado com a organização foi reconhecido pelo governador do Distrito, o pauloafonsino José Fernandes Neto que, na sua fala de encerramento da programação da noite de abertura, 11 de abril, destacou “a criatividade e o empenho do presidente do Lions de Paulo Afonso, Ubirany Luiz, que conseguiu transformar uma simples quadra de esportes nesse auditório, aclimatado pronto para receber 500 ou mais pessoas”.

José Fernandes também destacou o trabalho de João Bartolomeu de Albuquerque que, como Diretor Geral desta XV Convenção do Lions, a primeira a ser realizada no município de Paulo Afonso, fez a saudação a todos os convencionais. O Governador do Lions também ressaltou a importância da participação e o trabalho de cada leão e cada domadora do Lions Clube de Paulo Afonso, anfitrião deste evento anual.

À medida que falava e se dirigia a cada membro da mesa, o governador José Fernandes tinha uma palavra de carinho, de elogio, de realce, como fez ao se dirigir ao Bispo Diocesano de Paulo Afonso, o italiano D. Guido Zendron e como o fez referindo-se ao Prefeito Anilton Bastos “que não leão mas é leonito e nunca a Prefeitura negou qualquer apoio aos muitos pedidos que o Lions Clube de Paulo Afonso tem feito a esta instituição, dirigida pelo Prefeito Anilton Bastos desde 2009”.

Coube ao Bispo dirigir um momento de Invocação a Deus, o que ele fez saudando a todos e rezando com eles a oração do Pai Nosso.


O Prefeito Anilton falou da “alegria pessoal e do município de Paulo Afonso em receber todos os leões e domadoras que participam desta XV Convenção do Lions, nesta nossa Paulo Afonso que tem muitas belezas naturais, tem o grande cânion de mais de 60 quilômetros, o único navegável do mundo, dos quais 17 deles em nosso município, com paredões de granito que chegam a 100 metros de altura e sedia também o maior complexo de usinas hidrelétricas sendo a região responsável por mais de 80 por cento de toda a energia produzida pela Chesf. Tudo isso é muito bom mas Paulo Afonso possui, sobretudo, um povo acolhedor que os recebe de braços abertos”.

Outro momento muito marcante e também muito aplaudido por todos foi a entrada das bandeiras de cada um dos Lions Clubes da Bahia, cujo breve histórico foi ressaltado pelo Mestre de Cerimônia Mário dos Santos Gomes.

Criado há menos de um mês, portanto, nesses meses finais da gestão do governador José Fernandes Neto, o Lions Clube de Glória teve sua entrada triunfal no pavilhão da Convenção, tendo à frente dos seus sócios o presidente Pereira, todos muito ovacionados pelos presentes.

Ao final da entrada das bandeiras dos municípios sedes de Lions, conduzidas por soldados da 1ª Cia de Infantaria de Paulo Afonso, foram recebidas as bandeiras do município de Paulo Afonso, do Estado da Bahia, a bandeira da Venezuela e a Bandeira do Brasil, tudo ao som da Banda desta unidade do exército brasileiro em Paulo Afonso. Foi tocado o Hino da Venezuela e executado pela Banda do Exército e cantado por todos o Hino Nacional Brasileiro.
A alegria do reencontro dos convencionais foi marcante em cada momento da solenidade e, em muitos momentos, a emoção levava alguns às lágrimas. Foi assim em alguns momentos fortes desse encontro leonístico.

Em um deles, quando Ubirany Luiz apresentou dados da vida do Patrono desta XV Convenção, João Batista Gama de Oliveira, falecido no ano de 2010 deixando sua marca de bom leão em várias atividades que realizou. Presentes sua esposa, irmão, filhos e familiares, foram chamados à frente e o discurso da viúva Maria Regina de Matos Oliveira, emoldurado por músicas apropriadas ao momento, arrancou demorados aplausos e muitas lágrimas.

Também foi intensa a empolgação dos convencionais ao ouvir a fala do fundador do Lions Clube de Paulo Afonso, Manoel Carlos Formigli Souza, que historiou em poucas palavras, “a dura e ao mesmo tempo prazerosa caminhada para construir, há 39 anos, ao lado de José Sérgio Filho, já falecido, o Lions Clube que hoje é o que estamos vendo, grande, um dos maiores da Bahia, que elege o governador do Distrito LA-2 que compreende todo o território baiano e sedia esta XV Convenção Distrital, mérito do meu grande amigo José Fernandes e dos companheiros leões e domadoras que o acompanham nesta caminhada.

Quero concluir dizendo que o meu amor pelo Lions Clube me fez produzir um livro chamado “Pensando o Leonismo” que tenho a alegria de lançá-lo em uma segunda edição atualizada nesta XV Convenção e convidá-los a refletir sobre esta mensagem de boas vindas que diz “Somos, cada um de nós, anjos com apenas uma asa e só podemos voar abraçando uns aos outros”.

Foram entregues as comendas “aos companheiros Melvin Jones”, com muitos pauloafonsinos entre os homenageados, em ato coordenado por Ademar Brito.
Aurélio Pires fez a apresentação do orador oficial, o venezuelano, Carlos Valencia, de riquíssimo currículo profissional, de ações sociais reconhecidas em vários países e com cargos na Diretoria Internacioal do Lions Clube.

O orador oficial, Carlos Valência, que é advogado com atuação de sucesso em administração de empresas, ressaltou as belezas de Paulo Afonso que ele e a esposa conheceram tendo como guia o governador do Lions, José Fernandes e sua esposa Edênia, ressaltando a organização da XV Convenção e o clima de grande companheirismo observado entre os quase 500 baianos de 44 municípios que dela participam.

Um coquetel realizado na pérgula da piscina do Clube Paulo Afonso, ao som do cantor José Ivan, permitiu o congraçamento dos companheiros do Lions, muitos deles cansados de longa viagem, mas todos num clima de muita alegria, paz e confraternização.

O Lions Clube Santa Cruz e Lions de Itamarajú Fátima, estavam presentes nesta convenção


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL