Por: Teoney Guerra / AtlanticaNews
22/02/2014 - 05:29:24

O governador da Bahia, Jaques Wagner e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello estiveram em Eunápolis no início da noite, de sexta-feira (21/02), quando fizeram a entrega de certificados a 1.026 alunos que concluíram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 

São jovens de Eunápolis e outras cidades da região, entre elas, de Teixeira de Freitas

Antes, o governador, desacompanhado da ministra, esteve em Santa Cruz Cabrália, a menos de 90 quilômetros de Eunápolis, onde fez a entrega de uma agroindústria para a Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Luís Inácio Lula da Silva, o “Lulão”.

O tempo da permanência do governador e da ministra na cidade foi o necessário para a realização da solenidade, na Igreja Betel, no bairro Pequi.

A solenidade que deveria ter formato institucional parece ter sido realizada com objetivos políticos. Para Wagner apresentar ao eleitorado o seu afilhado, Rui Costa, pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e reforçar a pré-campanha da companheira, a presidenta Dilma, cujo palanque de pré-candidata foi garantido com a apresentação de uma mensagem, em vídeo, num telão, onde ela parabenizou e felicitou os “formandos”. 

O apadrinhado do governador fez até discurso, abrindo a série de pronunciamentos, para o constrangimento dos deputados - estaduais e federais – presentes, em espacial, Ronaldo Carletto – que bem ou mal é daqui, e representante do município na Assembleia Legislativa – a quem não foi permitido fazer uso da palavra. Apenas aplaudiram o afilhado do chefe.

Em todos os discursos, o Pronatec, foi saudado e exaltado quase como a redenção da falta de emprego no país. E a cobrança no voto foi feita de forma indireta pela ministra, que declarou em alto e bom tom: “O Pronatec é de graça para vocês, mas não é de graça não; quem paga é o governo federal, é a presidente Dilma”. 

Loas foram ditas a outros programas sociais dos governos Lula e Dilma, e exaltados como responsáveis pela mudança que o país vive.

Mas o ato solene teve momentos de emoção, propiciados pelos concluintes do Pronatec, em especial, de Reinan Mota Costa, concluinte do curso de Auxiliar Administrativo, que fez um discurso representando todos os que receberam o certificado. Falando com sentimento, Reinan falou da sua vida como jovem, filho de família pobre; dos dois cursos de qualificação que fez nos últimos anos, e do emprego que conquistou, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A aluna Cris Neves fez o juramento, que foi repetido pelos demais, e a seguir, cinco concluintes de cursos do Pronatec receberam das mãos de autoridades, os certificados

O prefeito Neto Guerrieri, após o seu discurso, homenageou o governador, a ministra e a implantadora do Pronatec em Eunápolis, Janaina Silva, fazendo a entrega de uma placa de agradecimento e a Medalha de 25 Anos – medalha comemorativa do jubileu de prata da emancipação do município- aos três. 

A solenidade poderia ser encerrada sem a piada sem graça com que Wagner iniciou o seu pronunciamento, durante o qual relatou obras e ações dos governos do PT e do seu, de forma genérica, não lembrando que a única obra que realizou aqui em Eunápolis, foi um presídio. 

Talvez por isso, procurou tornar sua passagem desta vez em Eunápolis, um tanto discreta. 

 

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL