Por: Assessoria de Comunicação
02/10/2015 - 11:37:37

A cada ano com maior impacto e visibilidade em todo o país, a Campanha Outubro Rosa terá este ano uma atenção ainda maior da Prefeitura de Eunápolis. Realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com demais secretarias municipais, órgãos e instituições eunapolitanas, a campanha visa conscientizar e mobilizar a população, em especial as mulheres, quanto à importância do exame preventivo de Câncer de Mama, a mamografia. Além do enfoque na mamografia, as Unidades Básicas de Saúde ofertarão inúmeras atividades de instrução, mobilização e prevenção.

Com o tema ‘Cuide-se, Previna-se, Viva’ a Campanha ofertará oficinas, capacitações, mutirões de mamografias e a grande caminhada de conscientização pelo centro da cidade com data a ser divulgada posteriormente.

De acordo com o secretário de Saúde, Mario Gontijo, o enfoque da campanha é capacitar os profissionais da saúde para a importância da detecção precoce do câncer de mama e conscientizar a população sobre a importância da mamografia.

“Temos uma grande parceria com o mastologista Drº Hugo Cedro, que está nos auxiliando na capacitação de nossos profissionais. Nossa grande meta do Outubro Rosa é difundir a importância do exame preventivo que pode ser feito gratuitamente pela rede pública. Temos disponível mensalmente uma cota de 900 mamografias e por isso não há dificuldade no agendamento do exame, basta que a usuária, que esteja dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, se dirija à UBS de seu bairro. A usuária ainda pode escolher entre as três clínicas pactuadas pelo município para realização de sua mamografia. Em 2014, 5101 mamografias foram realizadas pela saúde pública municipal”, explicou Gontijo.

Segundo o Drº Hugo Cedro, referência no combate ao câncer de mama na região, este é o câncer que mais acomete as mulheres de todo mundo. “O Câncer de Mama é mais comum do que imaginamos, por isso outubro é o mês de mobilização pela vida das mulheres. Previna-se! Faça o autoexame, procure seu médico, realize anualmente a mamografia após os 40 anos. É tempo de demonstrar amor à vida”, convidou o médico.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL