Por: BN
15/01/2020 - 11:25:26

O governo americano divulgou nesta terça-feira (14) que o alerta de segurança para o Brasil é nível 2, em que é recomendado aumentar cautela. Os níveis vão de 1 a 4. No caso das áreas especificadas, o nível sobre para 4, em que o governo norte-americano não recomenda a viagem. Funcionários do governo dos Estados Unidos também só podem visitar esses locais com autorização prévia.

O comunicado pede para que evitem "quaisquer áreas a menos de 150 km / 100 milhas das fronteiras terrestres do Brasil com Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Paraguai devido a crime. (Nota: isso não se aplica ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu ou ao Parque Nacional do Pantanal.) Empreendimentos informais de habitação (comumente referidos no Brasil como favelas, vilas, comunidades e / ou conglomerados) a qualquer hora do dia devido a crimes".

No texto ainda consta um resumo do país, que revela que o Brasil possui "crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns nas áreas urbanas, dia e noite. A atividade de gangues e o crime organizado é generalizada. Assaltos são comuns. Os funcionários do governo dos EUA são desencorajados a usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido ao risco elevado de assalto e agressão a qualquer hora do dia e, especialmente, à noite".

Caso o viajante decida por viajar para terras brasileiras, o governo pede para leiam as instruções de conduta no Brasil.

"Esteja ciente de seu entorno. Não resista fisicamente a nenhuma tentativa de assalto. Tenha cuidado ao caminhar ou dirigir à noite. Evite caminhar nas praias depois de escurecer. Não exiba sinais de riqueza, como usar relógios ou jóias caras. Seja extremamente vigilante ao visitar bancos ou caixas eletrônicos.Tenha cuidado nos principais centros de transporte ou nos transportes públicos, especialmente à noite. Os passageiros enfrentam um risco elevado de roubo ou assalto usando transporte público de ônibus municipal em todo o Brasil. Tenha mais cuidado ao caminhar em áreas isoladas. Inscreva-se no STEP (Programa de inscrição para viajantes inteligentes) para receber alertas e facilite a localização de você em uma emergência", explica.


Enquete

Brasil confirmou primeiro caso de Coronavírus. Você já sabe como se previnir?




VOTAR PARCIAL