Por: Redação, com BN Mulher
08/08/2018 - 10:02:38

A morte da bancária Lilian Quezia Calixto, de 46 anos, decorrente de um procedimento estético mal sucedido nos glúteos trouxe à tona uma discussão sobre os exageros cometidos em nome da beleza, que é muito debatido, mas ainda longe de ser solucionado. De acordo com as investigações do caso, a intervenção foi realizada pelo médico Denis Furtado, conhecido como Dr. Bumbum de uma forma que não se enquadra nos princípios médicos legais.

A bancária teria conhecido o especialista nas redes sociais e viajou de Cuiabá para o Rio de Janeiro a fim de realizar o procedimento. Após a cirurgia – feita na residência do médico, prática proibida – Lilian teve complicações e não resistiu. As causas não foram divulgadas, mas acredita-se que o falecimento esteja ligado ao uso pelo Dr. Bumbum de grandes quantidades de polimetilmetacrilato (PMMA), material indicado, em doses pequenas e limitadas, para preenchimento de áreas específicas do corpo e da face.

De acordo com o representante da Bahia no Conselho Federal de Medicina (CREMEB), Otávio Marambaia, o caso serve de alerta para todas as mulheres que desejam realizar algum tipo de procedimento estético. Confira as recomendações que o especialista deu em entrevista ao BN Mulher:

Cuidado com as redes sociais

Marambaia destaca que o fenômeno de auto promoção de profissionais de saúde nas redes sociais é preocupante. Afinal, o Dr. Bumbum atraía as pacientes através do seu perfil no Instagram com milhares de seguidores. Diante disso, o especialista estimula o bom senso na hora de interpretar o que é mostrado nas telas. “É necessário ter cuidado com as redes sociais, pois nem tudo que aparece ali é verdade. Não deixem de conhecer o consultório e médico pessoalmente”, adverte. Para o especialista, as pessoas devem desconfiar sempre desses resultados instantâneos e da exibição nas redes sociais.

Escolha do profissional

O cuidado na hora de escolher o médico é algo essencial, de acordo com Marambaia. “Não basta ser médico, tem que ser especialista na área”, reforça. Além disso, o conselheiro sugere que o paciente busque informações sobre o profissional no próprio Conselho de Medicina para não ter nenhuma dúvida quanto a credibilidade e até eficiência do médico.

Visite a clínica

Outro detalhe muito importante quando se pensa em qualquer cirurgia é o local onde é realizada. A clínica deve estar com a situação regularizada, alvará em dia e vistoriada por instituições especializadas. “Nós não temos capacidade instrumental para vigiar todas as cidades do estado, mas os pacientes podem e devem denunciar, além de estarem atentos se o estabelecimento age de forma correta e legal”, explica. Além de ter uma boa estrutura para proceder em casos de complicações. “Se você está num ambiente apropriado, os efeitos colaterais que poderiam acontecer em qualquer cirurgia podem ser remediados”, argumenta.

Relação paciente X médico

Antes de tudo, é interessante que o médico tenha uma relação ética com o paciente e vice versa. “O profissional precisa ser ético e buscar entender o desejo dele, muitas vezes a vontade do paciente acaba se sobrepondo. Nesse momento, o compromisso e sinceridade do médico podem ajudar a conduzir os casos”, explica.

Período que antecede a cirurgia

Para encarar um procedimento cirúrgico, é preciso estar com a saúde em dia. Segundo o especialista, é recomendado uma requisição de exames para investigar se anda tudo bem com o paciente. Essa é uma das formas de evitar futuras complicações e problemas durante o procedimento. “Nenhuma cirurgia é isenta de riscos, mas para diminuí-los é necessário que o médico haja como médico”, afirma.

Grupos de risco

Pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e doenças degenerativas fazem parte do grupo de risco. Marambaia conta que devido a isso esse grupo requer um cuidado maior.

Após a operação

O sucesso da cirurgia também depende muito do paciente. O especialista reforça que é indispensável que o pós-operatório seja respeitado. Evitar a prática de esportes, exposição solar, direção de veículos, obedecer o tempo de repouso e alimentação são uma das orientações médicas.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL