Por: ABORL
16/03/2018 - 14:03:44

 16 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono. Essa data é muito importante para nos conscientizar que uma noite bem dormida influencia em nossa disposição, memória, humor, atenção, perda de peso e até na vida sexual. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial apresenta algum tipo de distúrbio ou síndromes do sono. No Brasil, 43% dos brasileiros não conseguem dormir corretamente, permanecendo cansados e aumentando o risco de desenvolvimento de outras doenças.

Um dos fatores que tem contribuído para a incidência desse problema no país é a obesidade causada pelos maus hábitos alimentares dos brasileiros. Pessoas obesas estão mais propensas a apresentar ronco e a síndrome de apneia do sono, definida como uma série de paradas respiratórias durante o sono. 

Quem sofre de apneia apresenta problemas para perder peso, dificuldade metabólica, sonolência, preguiça para fazer atividade física, além do risco maior de infarto, derrame e AVC. Estudos revelam que a apneia do sono atinge 30% dos brasileiros. Apenas na cidade de São Paulo, esse mal atinge cerca de 33% da população, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF).

É fundamental para a pessoa que sofre de roncos e distúrbios do sono que procure um médico otorrinolaringologista, pois ele é o profissional mais preparado para combater estes problemas. Entre outros especialistas, o otorrinolaringologista poderá auxiliar o paciente, utilizando métodos clínicos de diagnóstico e orientação no uso de aparelhos e cirurgias.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL