Por: Redação Atlântica News
17/01/2018 - 11:48:14

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil vive o maior surto de febre amarela silvestre das últimas décadas. Uma campanha emergencial de vacinação foi iniciada para imunizar cerca de 20,6 milhões de pessoas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, novas áreas de concentração da doença, entre janeiro e março. A vacinação na Bahia vai de 19 de fevereiro a 9 de março.

Somente no primeiro semestre do ano passado, foram confirmados 777 casos em 21 Estados e no Distrito Federal.

Mas quem não pode vacinar e como podem se proteger? Gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde não podem receber a vacina por causa dos riscos de reações graves. A orientação é usar camisas de mangas longas e calças compridas, mosquiteiros e repelentes para evitar picadas de mosquitos. As grávidas e mães de recém-nascidos, contudo, devem buscar orientação sobre possíveis reações alérgicas a essas substâncias. Recomenda-se ainda colocar telas antimosquitos nos cômodos da casa.

Os sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Quem pode tomar?

Todas as pessoas não pertencentes aos grupos citados acima e que vivem em área de risco para a doença devem procurar postos de saúde para tomar a vacina. Pessoas que viajarão para essas regiões também precisam se imunizar e precisa ser no mínimo dez dias antes da chegada.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL