Por: Rosiane Maryleen
26/08/2017 - 00:33:58

O termo “psi”, bastante utilizado na população em geral, pode ser muitas vezes confundido ou repleto de significados particulares, por vezes longe de sua origem real. Por isto, muito ainda se confunde, sobre as funções descritas a partir do radical “psi”, acarretando conceitos errôneos sobre as atuações.

A Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. O psicólogo, portanto, é o profissional de psicologia cuja formação superior como bacharel e licenciado de 5 anos iniciais de estudo lhe provê o título de psicólogo, permitindo-lhe realizar avaliações psicológicas e acompanhamento psicológico, utilizando-se de vários métodos comprovadamente científicos para tal.

O psiquiatra, diferente do profissional psicólogo, possui formação médica e posterior especialização em psiquiatria, o que o permite ampliar seu conhecimento no campo das doenças mentais e a prescrever as medicações específicas para cada transtorno, função não permitida ao psicólogo.

O psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise, um método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes, baseado na associação livre e na transferência. A instituição formadora diz que o psicanalista pode ter formação em qualquer área do ensino superior.

O psicopedagogo, tendo formação em psicologia ou pedagogia, avalia a dificuldade de aprendizagem através das técnicas específicas da área e trabalha para que o problema seja superado. O Conselho Federal de Psicologia define como “uma área de interseção entre a Psicologia e a Pedagogia, um saber constituído a partir das intervenções na educação, destas duas áreas em conjunto, envolvendo atividades que são da competência do psicólogo e do pedagogo. Ou seja, é uma especialidade no âmbito das duas áreas e que, portanto, exige a formação geral e básica em uma delas.” No entanto, a despeito desta formação comum às duas profissões, não é permitido ao psicopedagogo sem a formação em Psicologia o uso de “testes psicológicos” em sua atuação clínica e/ou institucional. Muito recentemente, o que antes era especialização, tornou-se também graduação em psicopedagogia, embora presente em poucas regiões do país e não sendo ainda uma profissão regulamentada.

O Coach, por sua vez, é o profissional especializado no processo de coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente agir em direção a seus objetivos e desejos. É importante ressaltar que o “coaching” não é um modelo de psicoterapia, mas sim uma metodologia/ processo que visa o auto desenvolvimento, através de ações específicas; Além disso, pode ser aplicado por qualquer profissional de formação superior que faça a formação em Coach.

A psicologia clínica atua no atendimento clínico ou terapêutico, sendo que o especialista em uma abordagem específica de psicoterapia, o psicoterapeuta, oferece seus trabalhos com foco nesta abordagem. Na psicologia, existem diversas abordagens psicológicas que permitem atender às diversas demandas, conforme suas necessidades específicas. Dentre as mais conhecidas temos: a Gestalt terapia, Terapia Sistêmica, Terapia Centrada na Pessoa, Terapia Comportamental e Terapia Cognitivo Comportamental.

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das abordagens de psicoterapia mais divulgadas atualmente, devido ao grande números de pesquisas e publicações na área. Trata-se de um estudo desenvolvido pelo Dr. Aron Beck e seus colaboradores, que integra um modelo cognitivo de psicopatologia e um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas. Ele busca devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através de intervenções sobre suas cognições, a fim de promover sua reestruturação cognitiva. Em paralelo, o terapeuta utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas. Os estudos empíricos comprovam eficácia em vários transtornos emocionais como: transtornos de ansiedade, dependência química, transtornos alimentares, transtornos psiquiátricos e outros.

Autoras:

Psic. Rosiane Araújo dos Santos (CRP 03/02590) – especialista em TCC/Terapia Cognitivo Comportamental, atua como psicóloga clínica e perita do trânsito e Psic. Maryleen Lacerda Souza Teodoro (CRP 03/02156) - Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV, Personal e Professional Coach /SBC, Especializ. em Gestão em Saúde/UESC e Gestão de Pessoas no Setor Público/UFBA


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL