Por: Assesoria de Comunicação
22/08/2017 - 19:01:37

Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia – CFP, de Junho de 2007, “A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico, realizado com pessoas ou grupo de pessoas, que de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo”, dentre eles empresas e trânsito.

A Avaliação Psicológica é composta por uma série de ferramentas, de uso exclusivo e restrito do psicólogo, que são utilizadas de forma a mensurar aspectos da personalidade (relacionamento interpessoal, impulsividade, emotividade, ritmo de trabalho, etc.), atenção, memória, inteligência, nível de estresse, entre outros.

No ambiente empresarial, no Brasil, as atuações dos psicólogos (através da avaliação psicológica) têm adquirido mais peso nos processos seletivos. Isso porque, as empresas cada vez mais se sensibilizam quanto à importância de otimizar os processos de recrutamento e seleção, identificando corretamente o perfil adequado para o cargo em questão. Deste modo, aumenta-se significativamente o índice de assertividade na contratação de profissionais, melhoria da produtividade, diminuição da rotatividade de pessoas dentro destas organizações e conseqüente redução de custos.

Quando falamos da atuação do psicólogo no trânsito, não podemos deixar de citar os “psicotestes” que, conforme a legislação brasileira são obrigatórios para todas as pessoas que adquirem a carteira de habilitação pela primeira vez e aquelas que irão renovar e exercem atividade remunerada como motorista. O principal objetivo deste tipo de atuação é identificar se os candidatos apresentam as características necessárias para uma condução segura, evitando assim que venham cometer infrações ou até se envolverem em acidentes por conta de não estarem bem mentalmente, no que diz respeito à atenção, à capacidade de agir de maneira rápida, de se dividir na realização de várias atividades ao mesmo tempo, enfim, ao equilíbrio emocional necessário. Portanto, este tipo de atuação do psicólogo diz respeito à preservação da saúde física e principalmente mental das pessoas e, de maneira geral, à preservação da vida.

Com base nos contextos de aplicação da avaliação psicológica mencionados acima, é importante ressaltar que vários instrumentos compõem seu processo, a exemplo de: testes, entrevistas, observações e também análise de documentos. Diante o maior conhecimento sobre o conceito e contextualização da Avaliação Psicológica, seus benefícios e, especialmente seu adequado uso é que garantimos a eficácia dos processos nos quais estão inseridas, evitando a banalização e mesmo ineficácia de tais instrumentos científicos, corroborados com base em estudos e análises aprofundadas acerca do ser humano.

Autoras:

Juliana Mezzomo Couto – Psicóloga (CRP 03/4872). Atua como Psicóloga Organizacional. Pós-graduanda em Coaching e Liderança; Mariana Ribeiro Viana – Psicóloga (CRP 03/4684). Especialista em Psicologia de trânsito pela UNIP. Atua como perita do Detran no Estado da Bahia e como consultora em Psicologia Organizacional e Avaliação Psicológica; Maryleen Lacerda Souza Teodoro – Psicóloga (CRP 03/02156-BA). Especialista em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV, Personal e Professional Coach /SBC, Especializ. em Gestão em Saúde/UESC e Gestão de Pessoas no Setor Público/UFBA, atua como gestora do Programa Municipal de readaptação e como consultora em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Michele Pessin Nunes – Psicóloga (CRP03/05759). Personal e Professional Coach, Especialista em Gestão de Pessoas. Atuação Organizacional – Clínica.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL