Por: Ascom
05/02/2020 - 18:41:03

No último dia da Festa de São Brás, diversas atividades fizeram parte do cronograma e animaram os festejos. As apresentações musicais de Mariana Aydar, Folhinha Verde e Edinho Caraíva embalaram os convidados durante toda a noite. Na chegada da manhã, o Samba de Couro retornou para embalar a comunidade na pegada do Mastro Novo. Entre 8h e 12h, foi realizada a preparação o almoço para que as refeições fossem servidas entre 12h e 14h.

 

Atividades folclóricas e brincadeiras, como pau de sebo e corrida do ovo animaram a tarde da criançada, em uma programação dedicada aos pequenos. Às 16h, tiveram início as solenidades religiosas coma a Missa Festiva em Honra a São Brás, culminando com a bênção da garganta e a Procissão. Após este momento de fé e oração, a Comunidade se reuniu para a Subida do Mastro, embalada pelo Samba de Couro e o encerramento dos festejos, com a Dança do Marimbondo e a escolha dos novos festeiros, que em 2021 serão os nativos de Trancoso.

CHAMADO

 

De acordo com Cosme Oliveira Santos, que faz parte da comissão organizadora dos festejos há 14 anos, por conta do resgate histórico-cultural e religioso e o entendimento de que esta festa é da comunidade, além das conversas com outros voluntários de Trancoso, ele tomou a iniciativa de abraçar os festejos de 2021.

“Foi lindo! Fomos chamando, um a um, os festeiros e quase todos se emocionaram. A comunidade já foi festeira em várias outras ocasiões. Nossas reuniões devem se iniciar já em novembro deste ano, para delegar as funções, que são muitas e de grande responsabilidade, mas vale a pena cada esforço”, revelou, comentando que centenas de pessoas o agradeceram por toda a estrutura da festa, inclusive muitos nativos que participam dos festejos há anos.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL