Por: Redação / atlanticanews
18/01/2020 - 09:40:30

A assessoria do Ministério do Turismo divulgou, em nota, que José Paulo Martins vai assumir interinamente a Secretaria Especial de Cultura. O titular da pasta, Roberto Alvim, foi exonerado nesta sexta-feira (17). Martins era secretário adjunto da secretaria e assume em meio a escândalo de vídeo divulgado por Alvim com referências a discurso e elementos nazistas.

A mesma nota informa que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, repudia ideologias totalitárias e genocidas. 

O vídeo tratava sobre o lançamento do Prêmio Nacional das Artes divulgado por Alvim, em sua conta no Twitter, em que trechos remetem a um discurso do ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels. Os trechos foram comparados:

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada." (Roberto Alvim, Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro). 

"A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada." (Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, conforme Joseph Goebbels, Uma Biografia", de Peter Longerich.

Além do discurso, a ópera utilizada como trilha do vídeo do governo brasileiro também se mete ao nazismo, porque era a preferida de Hitler. Também chamaram a atenção o cenário e a estética do vídeo, significativamente similares aos utilizados por Goebbels.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL