Por: Vogue
14/09/2023 - 08:46:34

Existe um debate sobre a regularidade com que você deve lavar o cabelo. Enquanto alguns especialistas dizem que lavar os fios uma vez por semana é bom, desde que você use um bom shampoo e seu cabelo responda bem a essa frequência, há um outro lado do argumento: se o seu cabelo estiver extremamente seco e não for lavado com frequência suficiente, ele pode perder sua umidade natural com o tempo. Segundo a cabeleireira Rosi Fernandez, diretora do salão Ananda Ferdi, em Madri, não é aconselhável ficar mais de uma semana sem lavar os cabelos, pois “os folículos ficam entupidos e não oxigenam”, diz ela.

Quando o cabelo parece, mas não está limpo

Como alguém que lava o cabelo todos os dias, sempre tive um pouco de inveja de quem consegue passar vários dias sem lavar o cabelo. A cabeleireira das Kardashians, Jen Atkin, disse que poderia ficar até quatro ou cinco dias sem lavar, e que só no último dia ela recorreria a um coque com uma risca central. Mas a realidade é que, embora o cabelo pareça limpo, a poluição (um dos principais agressores que o cabelo enfrenta em 2023) o sujou sem que você percebesse. “Pode parecer que o cabelo está limpo, mas com poluição, suor, fumaça de tabaco... o cabelo fica saturado”, explica Fernandez.

As consequências da poluição (e da lavagem insuficiente) nos cabelos

Segundo Fernandez, quando o cabelo é lavado menos de duas vezes por semana, os folículos ficam entupidos e isso pode causar uma série de problemas: descamação do couro cabeludo, coceira, sensibilidade, caspa e até queda de cabelo. Essas pequenas partículas, invisíveis a olho nu, impedem a boa oxigenação do cabelo, sendo aconselhável lavá-lo com mais frequência — mesmo os cabelos grossos e secos, que você não sente que precisam ser lavados com tanta frequência. Os efeitos da poluição no cabelo foram estudados desde 1994, pelo Centro de Pesquisa de Toxicologia Industrial em Lucknow, na Índia. “Naquela época, foi demonstrado que partículas em suspensão, fumaça e gases poluentes se depositam no cabelo e no couro cabeludo, causando reações inflamatórias e irritativas que podem até levar à queda de cabelo”, explica Adolfo Remartínez, fundador da marca de produtos para cabelos Nuggela & Sulé.

Qual é a frequência ideal para lavar os cabelos?

Não existe uma regra universal para a frequência “certa” das lavagens do cabelo porque, como refere Fernandez, também é preciso ter em conta o local onde vive e o estilo de vida que leva. “Não é a mesma coisa morar em uma cidade com muita poluição do que morar no campo”, diz ela. “O clima, andar de moto ou de carro, praticar esportes, a qualidade da água usada para lavar… No entanto, mesmo quando o cabelo está seco e grosso, os especialistas aconselham a lavagem pelo menos duas vezes por semana para remover todos os resíduos que podem se acumular no couro cabeludo e que saturam e enfraquecem o cabelo. Fernandez também destaca a importância de emulsionar o shampoo nas mãos antes de aplicá-lo – principalmente se for um produto orgânico. “Um bom enxágue dá brilho ao cabelo”, conclui.

Foto: Arquivo Vogue Brasil

 

Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL