Por: Renato Fabricio Martins
29/02/2024 - 12:01:28
  1. Por que é importante reservar o dia 20 de fevereiro para discutir o tema do alcoolismo e abuso de drogas?

O objetivo do dia é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebida alcoólica e de drogas provoca no organismo. Existem muitos efeitos negativos associados ao alcoolismo e uso de drogas. E não estamos falando apenas de prejuízos na saúde física, mas também no sistema emocional, nas relações sociais e situação econômica das pessoas. Veja o que dizem os especialistas:

  • O álcool em excesso pode causar mais de 40 tipos de doenças. Por exemplo: perda de células cerebrais, esquecimentos, câncer na garganta e de mama, falência cardíaca, gordura no fígado, cirrose, inflamações no sistema imunológico, pâncreas e úlceras.
  • A fumaça da maconha, devido ao conteúdo elevado de alcatrão, apresenta riscos de câncer pulmonar, bronquite crônica, distorção da realidade e irreversíveis mudanças de personalidade.
  • Os narcóticos criam rápida dependência, deterioração física geral e sérios problemas respiratórios.
  • Sedativos e hipnóticos causam danos ao cérebro e aos rins e possível morte se combinado com o álcool.
  • Drogas estimulantes, como a cocaína e anfetaminas, podem resultar em pressão alta ou ataques cardíacos; danos cerebrais, desnutrição, exaustão, pneumonia, coma e morte.
  • Tranquilizantes em doses maiores geram tonturas, letargia, queda da pressão e depressão.

Link com a lista completa de drogas e seus efeitos:

Artigo: Quão perigosas são realmente as drogas?

 

  1. O alcoolismo e o uso de drogas são motivos de preocupação no Brasil?
  • Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 6% da população brasileira faz uso de algum tipo de droga. Essa porcentagem caracteriza mais de 12 milhões de pessoas.
  • Relatórios divulgados em 2023 pelo Ministério da Saúde apontam um aumento do consumo abusivo de álcool entre mulheres e jovens, entre 13 e 17 anos. (de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019).
  • Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, mostram que cerca de 11 mil pessoas morrem por ano, no Brasil, por transtornos mentais e comportamentais relacionados ao álcool e outras drogas.
  • Em 2021, o Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com algum problema causado pela dependência química.

 

  1. Por que as Testemunhas de Jeová estão interessadas nesse assunto?

Porque o vício em substâncias químicas geralmente está associado com questões mais profundas, como solidão, estresse, ansiedade e depressão. Por esse motivo, além dos tratamentos médicos, observamos que a Bíblia tem sido uma ajuda valiosa para muitas pessoas com esse problema não se sentirem mais sozinhas. Alguns versículos bíblicos são muito encorajadores:

  • Isaías 41:10: “Não tenha medo, pois estou com você...vou fortalecê-lo, sim, vou ajudá-lo e segurar firmemente sua mão...”
  • Filipenses 4:13: “Para todas as coisas tenho forças graças àquele que me dá poder.”
  • 1 Coríntios 15:33: “Não se deixem enganar. Más companhias estragam bons hábitos.”       

Além do poder da Palavra de Deus, exemplos reais de pessoas que conseguiram largar o vício em drogas ou álcool podem ajudar dependentes químicos a acreditar que a mudança também é possível para eles.

 

  1. Pode relatar alguma experiência nesse sentido?

No nosso site oficial, o jw.org, tem uma série impactante: “A Bíblia muda a vida das pessoas”, que apresenta relatos de ex-dependentes químicos e alcóolatras.

Por exemplo, uma experiência marcante é a de Antônio, um jovem que se tornou ladrão e violento por causa das drogas, como acontece com muitos viciados. Depois de ser envolvido em uma perseguição policial, foi expulso de casa e morou na rua por 5 anos. Nessa época, sua vida não tinha nenhum objetivo; “era como se não fizesse a mínima diferença estar vivo ou morto”. Um dia, sua mãe o encontrou e pediu que voltasse para casa. Foi quando ele recebeu a visita de duas Testemunhas de Jeová e aceitou estudar a Bíblia com elas. Antônio conta que ao ler a Bíblia, ficou emocionado com a misericórdia de Deus e sentiu que Ele estava lhe dando uma chance para começar de novo apesar dos seus erros. Ele até destacou: “Ficou claro para mim que existia um Criador que se importava comigo”. Era essa motivação que faltava em sua vida pra lhe dar a força necessária de largar as drogas. Depois de um tempo, Antônio abandonou todos os vícios. Trinta dos seus antigos colegas morreram ainda jovens de alguma doença ou outras consequências relacionadas às drogas, mas os princípios bíblicos lhe ajudaram a escapar de um final trágico.

Link da experiência de Antônio: A Bíblia muda a vida das pessoas - Fui morador de rua

 

  1. No site jw.org, é possível encontrar recursos relacionados a como superar o vício em drogas e álcool?

Sim. O site jw.org possui, inclusive, uma seção específica: “Hábitos e Vícios” com artigos e vídeos relacionados a esse tema. Há bastante material também para adolescentes, com animações no quadro branco e outras matérias. Alguns temas são: “Como dizer não à pressão de colegas”, “Pare e pense-devo beber?”, “Como posso me libertar das drogas?”, dentre outros. Também há textos para ajudar os pais a orientar seus filhos, desde cedo, nesses assuntos.

 

  1. Na luta contra a dependência química, pode-se dizer que cuidar da mente e da espiritualidade é essencial?

É muito importante trabalhar esse lado emocional e espiritual. Claro que em casos graves é preciso ter o acompanhamento de uma equipe médica e psiquiátrica. Contar com uma rede de apoio da família e de amigos também é de grande ajuda, mas a principal mudança deve ocorrer dentro da própria pessoa. Ela deve confiar na capacidade de superar aquele vício e seguir em frente. E nesse sentido, a Bíblia é de grande ajuda. Deus garante em sua Palavra que fornece “poder além do normal” e a pessoa passa a não se sentir sozinha nessa batalha. Afinal, para Deus nada é impossível.

 

  1. As reuniões das Testemunhas de Jeová oferecem algum tipo de ajuda para dependentes químicos em recuperação?

Outro importante fator contra a dependência química é não se isolar e buscar boas companhias. Nós, Testemunhas de Jeová, realizamos reuniões semanais, abertas ao público, que oferecem consolo e encorajamento da Palavra de Deus. A entrada é gratuita e não precisa fazer reserva. Qualquer pessoa também pode solicitar um estudo bíblico individual e gratuito que pode ser feito online ou em sua própria casa. Informações sobre quando e onde as reuniões são realizadas e sobre os estudos bíblicos estão disponíveis no site oficial das Testemunhas de Jeová, o jw.org.

 

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL