Por: Ascom/Câmara de Vereadores de Eunápolis
09/05/2019 - 22:13:39

Audiência Pública na Câmara de Eunápolis vai discutir papel da UNEB em Eunápolis e na Costa do Descobrimento

Atendendo ao pedido da comissão de professores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia, campus XVIII, o presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio (PP), convocou uma Audiência Pública para quarta-feira, 15 de maio, às 8:30h, no plenário da Casa, para tratar do tema: “O papel da UNEB em Eunápolis e na Costa do Descobrimento”

.Dentre os assuntos a serem discutidos está a avaliação do ensino superior na região e a contribuição da instituição para o desenvolvimento da Costa do Descobrimento e a formação qualificada, bem como a proposta de construção da sede própria do Campus XVIII.

A proposta da audiência pública é construir uma Carta de Intenções, como resultado do encontro, para ser entregue ao governador do Estado, Rui Costa (PT), e ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Nelson Leal (PP).

Instalada há 20 anos na cidade, a Uneb de Eunápolis funciona de forma precária em antigas instalações do escritório da Veracel S/A, no Bairro Stela Reis, cedido por meio de comodato. Segundo Jorge Maécio, “a construção da sede do Campus vai beneficiar mais de 500 estudantes da instituição que atende aos oito municípios da Costa do Descobrimento, com quatro cursos de graduação, pós-graduação e outros de extensão”.

CONVOCAÇÃO

A convocação para a audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 09 de maio, durante a abertura da sessão ordinária do Poder Legislativo de Eunápolis, encerrada, logo em seguida, por falta de quórum regimental.

Nesta mesma quinta-feira, uma representação de docentes e discentes da Uneb reuniu-se com o presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Jurandi Leite (PPS), em seu gabinete, para alinhar a pauta da audiência.

Alunos e professores afirmaram que a universidade tem sofrido um ataque sistemático na produção da educação pública e de qualidade, “tendo em vista que o governador Rui Costa (PT) vem promovendo contingenciamentos dos recursos orçamentários que comprometem o funcionamento da instituição e a função social desta universidade”, como discorreu a professora Juciene Nascimento, diretora do Departamento de Turismo do Campus XVIII.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL