Por: Redação Atlântica News
14/11/2018 - 23:13:58

O projeto 'Minas na Ciência', desenvolvido pelas estudantes do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, no município de São Miguel das Matas, está entre as 11 iniciativas premiadas no Desafio Criativos da Escola 2018, que recebeu 1.654 inscritos em todo o país.

Com o projeto, as alunas da rede estadual tiveram o objetivo de divulgar o trabalho de mulheres na área científica e também incentivar as estudantes a se interessar mais pelo assunto. Com a seleção, o grupo ganhou uma viagem para Fortaleza, para participar do evento de celebração, de oficinas, vivências e atividades culturais, além de R$ 500 para o professor responsável e R$ 1,5 mil para a escola.

“Percebi que havia pouco interesse das estudantes pela área de exatas e, junto com as alunas, buscamos desenvolver atividades que divulgassem mulheres cientistas. Com a produção de um vídeo e a criação de um aplicativo, jogos da memória, RPG (Role Playing Game) e quebra-cabeça, conseguimos realizar intervenções na escola apresentando a história e o trabalho dessas pesquisadoras no nosso colégio e em escolas municipais", explica a professora de Química Natália Oliveira.

A estudante Maria Jilvani conta como surgiu o interesse pelo desenvolvimento do trabalho. “Como temos interesse nesta área de tecnologia e engenharia, percebemos que tínhamos pouca ou nenhuma referência de mulheres. Aí decidimos realizar uma pesquisa inicial para saber o quanto os estudantes do ensino médio e fundamental sabiam sobre influência feminina nas ciências. A partir de um resultado nada empolgante, produzimos as atividades com apresentação e mini oficinas, trazendo a cara dessas pesquisadoras para o conhecimento de todos os alunos, assim como, suas experiências e criações”, ressalta. Completam o grupo as estudantes Iris Vitória Santos e Vitória Oliveira.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL