Por: Rodrigo Bertolucci
05/06/2017 - 21:27:46

Que tal adquirir hábitos simples em casa que ajudem a preservar o planeta e, de quebra, economizar? Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (5), o especialista em conservação de energia David Gurevitz dá 10 dicas que podem fazer a diferença. Veja:

1 - Recicle o lixo

A reciclagem de lixo pode reduzir em até 80% os resíduos sólidos domésticos. Separe em recipientes diferentes o lixo orgânico (restos de comida) e o material reciclável (garrafas plásticas, latas, papéis, etc.).

2 - Economize energia

Troque as lâmpadas comuns pelas de LED, que consomem menos energia e duram mais tempo.

3 - Reduza a temperatura

A campanha ‘One Degree Less’ (‘um grau a menos’) incentiva a pintura dos telhados com tinta branca refletiva, que contribui para a redução da temperatura interna dos apartamentos. Em consequência, diminui também o consumo de energia com ventilador e ar-condicionado.

4 - Aposte no verde

Os jardins verticais, que podem ser cultivados até mesmo em espaços pequenos, são ótima opção para climatizar, refrescar e tornar o ambiente mais saudável e arquitetonicamente atraente.

5 - Use água da chuva

A água da chuva pode ser armazenada em baldes e outros recipientes e reutilizada para a limpeza de jardins, calçadas, e partes comuns do condomínio, por exemplo.

6 - Leia o hidrômetro

Para evitar o desperdício de água (e de dinheiro!) é recomendável que o hidrômetro seja lido diariamente. Em caso de alteração em relação à média diária, chame um bombeiro hidráulico para procurar um possível vazamento e corrigi-lo (inclusive verificando torneiras e sanitários de todos os apartamentos).

7 - Invista na ‘economia inteligente’

O uso correto de equipamentos e instalações faz parte da chamada ‘economia inteligente’, que quase não exige investimentos e é responsável pela redução de recursos e gastos desnecessários.

8 - Desligue tudo

Ao sair de casa, desligue todas as luzes e aparelhos eletrônicos. Inclusive os carregadores, que continuam a consumir energia mesmo quando não utilizados.

9 - Compre conscientemente

Ao comprar eletrodomésticos, é sempre importante verificar nas especificações técnicas se eles são eficientes no consumo de energia. Muitas vezes, um aparelho mais barato vai resultar em prejuízo na conta de luz mais à frente.

10 - Compartilhe conhecimento

Para que esses novos hábitos entrem na rotina não apenas de sua casa, mas também na dos vizinhos, uma boa estratégia é fixar algumas dicas no mural do condomínio e iniciar ações de conscientização, como organizar um mutirão de limpeza na vizinhança, ou uma campanha de incentivo à reciclagem.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL