Por: ASCOM
04/10/2019 - 00:59:27

Terça-feira foi um dia muito especial para os idosos de Porto Seguro que participam de programas de socialização e fortalecimento de vínculos, desenvolvidos pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da pasta municipal de Assistência Social.

O II Encontro dos Idosos é uma grande festa, com direito a ginástica laboral; palestras com o tema Isolamento e Depressão na terceira Idade e dinâmica promovida pela médica da Sec. da Saúde, Adriana; muita música e baile, que envolveu os 160 idosos usuários do Cras Vera Cruz, Craz Centro, Cras Mercado do Povo, Cras Frei Calixto, Cras Vila Valdete, Cras Vila Parracho, Cras Arraial d'Ajuda e Cras Trancoso, na Casa da Amizade.

O evento é uma comemoração à lei do Estatuto do Idoso, que nesta data, completou 16 anos de existência, pela qual são estabelecidos os direitos dos idosos e são previstas punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. Por essa lei em vigor os filhos maiores de 18 anos são responsáveis pelo bem-estar e saúde dos pais idosos. Também, por essa lei, em vigor no Brasil, é considerado idoso as pessoas a partir dos 60 anos de idade e impõe as penalidades a quem infringir a lei.

A secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, saudando os idosos, juntamente com toda a equipe dos Cras's do município, destacou a importância dos programas de convivência. "Damos uma atenção especial ao idoso porque os consideramos como os patriarcas e matriarcas desta comunidade, com os quais temos muito a aprender e respeitar", disse, passando a palavra para a prefeita de Porto Seguro, que com muito carisma, falou de seu carinho pelos idosos e a importância para a gestão municipal em valorizá-los nesta etapa da vida, fornecendo prioridade no atendimento à saúde e em programas sociais, promover ações voltadas para o exercício da cidadania, garantir os direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso, estimular as relações interpessoais e familiares, segurança e qualidade de vida. "Devemos muito respeito a todos que chegaram a essa etapa da vida, pois aqui temos muita sabedoria, cultura e história, sem as quais, essa comunidade não seria o que é. Portanto, devemos honrar as pessoas mais velhas do município fornecendo a elas condições e apoio para que sejam autônomas e respeitadas em toda a cidade", destacou a prefeita Cláudia Oliveira, entrando no ritmo da festa, que não faltou ginga, música e alegria.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL