Por: ASCOM/PRF
23/01/2026 - 10:24:59

Em 2025, a quantidade de motoristas profissionais flagrados nas rodovias federais da Bahia dirigindo sem o descanso obrigatório aumentou quase 50%.

falta de descanso é uma das principais causas para a ocorrência de sinistros e mortes envolvendo veículos de grande porte. Muitos profissionais do volante ainda arriscam suas vidas e de terceiros ao dirigir por longas horas na estrada sem paradas para descanso.

E na quarta-feira (21) durante uma fiscalização na BR 116, em Vitória da Conquista (BA), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou um motorista de ônibus utilizando o mesmo disco de tacógrafo há exatos 30 dias. A abordagem chamou a atenção dos policiais devido à irregularidade do equipamento, pois a última troca havia sido feita em 21/12/2025.

Além do disco vencido, outras irregularidades foram encontradas durante à fiscalização.

De acordo com a legislação, os períodos mínimos de descanso para motoristas de transporte de passageiros são de, no mínimo, onze horas a cada vinte e quatro horas e deve ser cumprido de maneira integral, ou seja não pode ser fracionado. E a cada quatro horas de viagem, descanso de 30 minutos e que pode ser fracionado em intervalos, de no mínimo 5 minutos.

A fiscalização do cumprimento dessa jornada ocorre pela análise do tacógrafo, um equipamento que registra o tempo de direção, a distância percorrida e a velocidade média do veículo. Quem é flagrado descumprindo a lei descanso comete infração média, que acarreta o pagamento de multa no valor de R$130,16 e 4 pontos na CNH. Além da autuação, o motorista precisa cumprir o tempo de descanso por onze horas ininterruptas.

FISCALIZAÇÃO ÔNIBUS BR 116 - VITÓRIA DA CONQUISTA

FISCALIZAÇÃO ÔNIBUS BR 116 - VITÓRIA DA CONQUISTA


Enquete


VOTAR PARCIAL