
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), prendeu na tarde deste domingo (18) Tiago da Silva Rocha, conhecido como “Tiba”. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo as investigações, Tiba é apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa com atuação em Eunápolis e em outros municípios do Extremo Sul da Bahia. Ele é suspeito de ter articulado a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, ocorrida em dezembro de 2024, após um ataque armado à unidade prisional.
O investigado também é alvo de apuração por possível envolvimento no atentado contra o diretor do presídio, registrado em 2025.
A prisão foi efetuada no Rio de Janeiro, após uma operação integrada que contou com a participação do MP-BA, da SSP-BA, das Polícias Civis da Bahia e do Rio de Janeiro, além da Polícia Militar fluminense.
De acordo com o Ministério Público, as investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes do grupo criminoso e esclarecer a participação do suspeito nos crimes investigados.