
Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem de 63 anos, investigado por violência doméstica e crimes contra a mulher. A prisão foi realizada por volta das 10h20 desta segunda-feira (12), durante a abordagem de um veículo Fiat Argo no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado na BR-101, em Itabuna, no sul da Bahia.
A operação foi coordenada pelo Núcleo de Inteligência (NI) da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), com o apoio da Polícia Civil da Bahia, Polícia Militar, PRF e unidades especializadas.
De acordo com o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) de Eunápolis, o investigado passou a ameaçar e perseguir a ex-companheira logo após o término do relacionamento. Em novembro, a Justiça concedeu medidas protetivas de urgência, determinando o afastamento do suspeito, mas as decisões judiciais foram descumpridas de forma reiterada.
As investigações apontam que, mesmo após as medidas, o homem intensificou as ameaças, estendendo as intimidações a familiares da vítima. No final de 2025, a mulher chegou a se mudar para outra cidade na tentativa de se proteger, porém o agressor teria continuado com os atos criminosos, incluindo a exibição e divulgação de vídeos íntimos da vítima.
Diante das sucessivas violações das medidas protetivas, das perseguições e das ameaças, a Justiça decretou a prisão preventiva, cumprida nesta segunda-feira.
A ação contou com a participação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Itabuna, da Delegacia Territorial de Gandu, do grupamento Thor Rodoviário e da PRF de Itabuna.
A Dirpin Sul da Polícia Civil da Bahia ressaltou que a atuação integrada e o trabalho de inteligência são fundamentais para o enfrentamento à violência contra a mulher e para assegurar o cumprimento das decisões judiciais.