As forças de segurança que atuam na Operação Vértice Zero, em andamento no distrito de Caraíva, em Porto Seguro, divulgaram os resultados parciais da ação deflagrada na manhã desta quarta-feira (23). As incursões ocorreram nas comunidades do Jambeiro, Itaporanga, Nova Caraíva e Aldeia Xandó.
Durante a operação, oito suspeitos foram localizados. Houve confronto com cinco deles, que resistiram à abordagem policial e foram neutralizados. Os feridos chegaram a ser socorridos e levados para a unidade hospitalar de Trancoso, mas não resistiram. Três suspeitos foram presos. Nenhum agente de segurança ficou ferido. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
A operação também resultou na apreensão de 10 armas de fogo de grosso calibre, sendo cinco fuzis, quatro pistolas e um rifle, além de duas motocicletas recuperadas, tonéis contendo grande quantidade de drogas, farta munição e outros materiais ilícitos.
A Operação Vértice Zero está sendo conduzida de forma integrada pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Força Nacional e outros grupamentos táticos, com apoio do serviço de inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo o delegado-chefe da Polícia Federal, Diego Gordilho, trata-se de uma ação “cirúrgica e eficaz no combate à criminalidade violenta” no Extremo Sul da Bahia. O coronel Paraíso, da Polícia Militar, ressaltou a importância da atuação do 8º Batalhão, que enfrentou desafios logísticos e geográficos na condução da operação.
O delegado da 23ª Coorpin, Moabe Macedo Lima, informou que os suspeitos mortos eram considerados de altíssima periculosidade. Um deles, segundo ele, estaria envolvido no esquartejamento e decapitação da jovem Ana Luiza, ocorrido em Eunápolis no dia 25 de junho, um dia após o assassinato do namorado da vítima.
As ações seguem em andamento e novas fases da operação poderão ser deflagradas conforme o avanço das investigações.