Foto: Reprodução- Bahia Dia a Dia
Sete trabalhadores rurais entre eles três indígenas da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe foram resgatados de condições análogas à escravidão em uma fazenda localizada na zona rural de Guaratinga, no extremo sul da Bahia. A ação foi realizada por equipes da Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial de Itabela, após o recebimento de uma denúncia anônima.
Foto: Reprodução- Bahia Dia a Dia
De acordo com as investigações, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, viviam em alojamentos precários e enfrentavam alimentação insuficiente. Além disso, sofriam restrições à liberdade de locomoção, inclusive para buscar atendimento médico. Um dos resgatados, com problemas de saúde, só conseguiu ir ao hospital em Itabela graças à ajuda de um colega, que pagou o transporte com sacas de café.
Foto: Reprodução- Bahia Dia a Dia
As vítimas relataram ainda que itens básicos, como cestas de alimentos, equipamentos de proteção como botas e luvas e garrafas térmicas para água, eram cobrados pelo empregador, aumentando a dívida imposta aos trabalhadores. As passagens utilizadas para chegar à fazenda também teriam sido convertidas em dívidas, impedindo que eles deixassem o local antes do término da colheita.
O grupo estava alojado em uma casa de madeira, com apenas dois quartos e sem banheiro, em condições sanitárias extremamente insalubres. Após o resgate, os trabalhadores foram levados para a cidade de Itabela, onde receberam alimentação, assistência básica e transporte para retornar às suas cidades de origem.
O proprietário da fazenda já foi identificado, mas até o momento não foi localizado. As investigações seguem em andamento para apurar os fatos e responsabilizar criminalmente os envolvidos.