Eunápolis recebe ação do CNJ voltada ao combate à violência contra a mulher
Secretárias municipais e Procuradora Geral representaram a Prefeitura de Eunápolis no evento
Eunápolis foi escolhida como sede da 4ª edição da “Ação para Meninas e Mulheres”, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar as políticas públicas de proteção. A iniciativa reuniu representantes do Judiciário, autoridades locais e sociedade civil em um esforço conjunto para garantir mais acolhimento, segurança e justiça para meninas e mulheres.
Representando o município, participaram do encontro as Secretárias Municipais de Assistência Social, Maria Menezes; Gestão, Janis Alves e Educação, Jovita Lima além da Procuradora Geral do Município, Karina Hamdan. As gestoras reforçaram o compromisso da Prefeitura de Eunápolis com políticas públicas que integrem assistência, prevenção e combate às diversas formas de violência de gênero, promovendo uma atuação intersetorial eficiente.
Durante o evento, foram discutidos temas como mecanismos de denúncia, escuta qualificada, acolhimento humanizado e o papel das redes de apoio como pilares fundamentais na proteção das vítimas. A ação evidenciou que a articulação entre o sistema de justiça, os órgãos municipais e sociedade civil é essencial para o fortalecimento das garantias de direitos.
Nesse contexto, a secretária de Assistência Social, Maria Menezes, anunciou que Eunápolis está, a pedido do prefeito Robério, em processo de formalização de uma Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência. Segundo ela, o equipamento será essencial para amparar mulheres em situação de risco. “Todos os dias ouvimos relatos de mulheres que permanecem em situações de violência por não terem para onde ir. É nosso dever, enquanto rede de apoio, criar esse espaço seguro, onde elas possam ser acolhidas com dignidade e começar a reconstruir suas vidas”, afirmou.
Reforçando essa perspectiva de atuação articulada e sensível, a presidente da Coordenadoria da Mulher no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Nágila Brito, destacou a importância da presença do Judiciário nos territórios para garantir o acesso à justiça, ao tempo em que verificou a necessidade de instalação, no Município de Eunápolis, de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. “A violência contra a mulher exige respostas coordenadas e sensíveis. Quando o poder público se une em torno de uma rede sólida de apoio, damos às mulheres a chance de romper o ciclo da violência com dignidade e segurança”, declarou.
ASCOM PME
Créditos Fotos: Q Agito
VeracelAuditoria anual do manejo florestal da Veracel Celulose S.A., com sede no município de Eunápolis, estado da Bahia, Brasil.
(28 de agosto de 2025)
EunápolisCâmara de Vereadores de Eunápolis discute alteração de normas para torneio de passarinhos
BahiaGovernador Jerônimo Rodrigues e prefeito Bruno Reis dialogam sobre projetos e investimentos para a capital baiana