Por: AscomPME
13/05/2025 - 20:46:07

Eunápolis recebe ação do CNJ voltada ao combate à violência contra a mulher

Secretárias municipais e Procuradora Geral representaram a Prefeitura de Eunápolis no evento

Eunápolis foi escolhida como sede da 4ª edição da “Ação para Meninas e Mulheres”, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar as políticas públicas de proteção. A iniciativa reuniu representantes do Judiciário, autoridades locais e sociedade civil em um esforço conjunto para garantir mais acolhimento, segurança e justiça para meninas e mulheres.



Representando o município, participaram do encontro as Secretárias Municipais de Assistência Social, Maria Menezes; Gestão, Janis Alves e Educação, Jovita Lima além da Procuradora Geral do Município, Karina Hamdan. As gestoras reforçaram o compromisso da Prefeitura de Eunápolis com políticas públicas que integrem assistência, prevenção e combate às diversas formas de violência de gênero, promovendo uma atuação intersetorial eficiente.



Durante o evento, foram discutidos temas como mecanismos de denúncia, escuta qualificada, acolhimento humanizado e o papel das redes de apoio como pilares fundamentais na proteção das vítimas. A ação evidenciou que a articulação entre o sistema de justiça, os órgãos municipais e sociedade civil é essencial para o fortalecimento das garantias de direitos.



Nesse contexto, a secretária de Assistência Social, Maria Menezes, anunciou que Eunápolis está, a pedido do prefeito Robério, em processo de formalização de uma Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência. Segundo ela, o equipamento será essencial para amparar mulheres em situação de risco. “Todos os dias ouvimos relatos de mulheres que permanecem em situações de violência por não terem para onde ir. É nosso dever, enquanto rede de apoio, criar esse espaço seguro, onde elas possam ser acolhidas com dignidade e começar a reconstruir suas vidas”, afirmou.

Reforçando essa perspectiva de atuação articulada e sensível, a presidente da Coordenadoria da Mulher no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Nágila Brito, destacou a importância da presença do Judiciário nos territórios para garantir o acesso à justiça, ao tempo em que verificou a necessidade de instalação, no Município de Eunápolis, de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. “A violência contra a mulher exige respostas coordenadas e sensíveis. Quando o poder público se une em torno de uma rede sólida de apoio, damos às mulheres a chance de romper o ciclo da violência com dignidade e segurança”, declarou.

 

 ASCOM PME 

Créditos Fotos:  Q Agito


Enquete


VOTAR PARCIAL