De 21 a 23 de agosto, a RPPN Estação Veracel e seus parceiros promovem um festival que celebra a biodiversidade da Mata Atlântica e reafirma o compromisso com a conservação ambiental na região
O Centro Histórico de Porto Seguro será novamente o palco do vibrante Festival de Aves, que em sua 5ª edição, integra conhecimento, práticas sustentáveis e a beleza singular da fauna regional. Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento ocorre de 21 a 23 de agosto, fortalecendo o turismo ecológico no Sul da Bahia. Mais do que uma atração cultural, o festival visa disseminar informações e conscientizar sobre a relevância da conservação da natureza.
Promovido pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, em colaboração com parques nacionais, institutos, universidades e a comunidade local, o festival oferece uma programação diversificada que combina ciência, cultura e vivências ao ar livre.
“A cada edição, observamos um público mais envolvido e interessado sobre a importância da natureza que nos cerca. O festival serve como porta de entrada para experiências transformadoras e um convite a novas parcerias em prol da Mata Atlântica”, comenta Virgínia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada da Veracel Celulose.
A programação do 5º Festival de Aves reúne especialistas e educadores para oferecer uma experiência que integra conhecimento, história e vivência ambiental. O evento inclui painéis, oficinas práticas, observação guiada de aves e atividades culturais como pintura corporal indígena. Também serão realizadas rodas de conversas sobre a fauna local, educação ambiental, além de exposições científicas e oficinas voltadas à sustentabilidade, proporcionando um panorama abrangente sobre a conservação da natureza e a valorização da cultura regional.
O público terá a oportunidade de participar de passeios guiados para observação de aves em horários especiais, a fim de explorar a diversidade e beleza da avifauna local em seu habitat natural. Essas atividades ao ar livre proporcionarão momentos únicos para entusiastas da natureza de todas as idades, tanto nas áreas preservadas da RPPN Estação Veracel quanto em Trancoso. É uma chance imperdível de se conectar com a Mata Atlântica, conhecer espécies fascinantes e integrar o movimento #VemPassarinhar.
Sendo lar de espécies nativas e um raro refúgio de biodiversidade, a RPPN Estação Veracel integra uma rede estratégica de áreas protegidas reconhecida pela Unesco e pela BirdLife International. Mais de 180 espécies de aves já foram catalogadas em seu território, atraindo pesquisadores, entusiastas e amantes da natureza de todo o país.
O festival é uma realização de instituições como a RPPN Estação Veracel, em parceria com a RPPN Rio do Brasil, Parque Natural Municipal Recife de Fora, Universidade Federal do Sul da Bahia, Parque Nacional do Pau Brasil, o Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades, Parque Nacional do Monte Pascoal, Parque Nacional do Descobrimento, Parque Nacional do Alto Cariri, ICMBio Instituto Chico Mendes e Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Para conferir a programação detalhada, basta acessar 5º Festival de Aves de Porto Seguro .
Serviço:
5º Festival de Aves de Porto Seguro 2024
Data: 21 a 23 de agosto
Horário: Das 9 às 16 horas (quinta e sexta) e das 13 às 16 horas (sábado)
Local: Centro Histórico de Porto Seguro
FOTO Beija-flor de fronte violeta
CRÉDITO DE FOTO – Luciano Candisani
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo e a terceira melhor da Bahia em 2024.