Por: ASCOM
14/07/2025 - 16:35:53



A equipe de robótica IFBOTIC, formada pelos estudantes do curso de informática do IFBA Campus Eunápolis, Pedro Lucas Oliveira e Júlia Assis, vai participar da Robocup 2025. Considerada a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo, será sediada em Salvador dos dias 17 a 21 de julho, com a participação de aproximadamente 1500 competidores de 37 países.

A classificação da equipe IFBOTIC para a chamada “copa do mundo da robótica” foi garantida após a conquista do 3º lugar na modalidade “apresentação” da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em novembro de 2024, em Goiânia.

Esse resultado somou-se ao 1º e 2º lugares na modalidade “artística” (equipe IFBOTIC e EUNAROBÔ) e ao 2º e 3º lugares na modalidade “resgate” (equipes WINX e MECHBOOT), além do prêmio de melhor escola pública na OBR 2024. O rendimento de todo o grupo evidenciou o trabalho construído no "Eu n@ Robótica", programa que seleciona e prepara os (as) alunos (as) do campus e oferta atividades como oficinas e minicursos voltadas para a área. 

A preparação para o campeonato de nível mundial começou ainda no ano passado com a montagem dos equipamentos que vão ser apresentados na Robocup e com o prosseguimento do cronograma de tarefas da dupla competidora “Nós desenvolvemos vários minicursos para a galera de fora, não somente das outras escolas, mas também dos cursos do IFBA” explicou Júlia, a primeira integrante feminina do programa a trabalhar com o modelo Arduino. Ela prosseguiu contando a rotina de trabalho e estudo para o mundial “Precisamos do teórico e do prático, separado das formas de programação e de hardware, nós temos a parte mecânica do robô e a parte web, a gente faz a programação de como ele vai executar as demandas. Os nossos robôs, eles são robôs autônomos, então nós programamos todo o processo que ele vai executar e ele tem que executar esse processo sozinho, de acordo com as bases da programação”.

Segundo a professora de língua espanhola e Coordenadora do "Eu n@ Robótica", Laura Elizabeth Ferreira, o sucesso dos (as) integrantes do programa fez o interesse pelo programa aumentar “Tivemos uma procura imensa de alunos para fazer parte da robótica”.

O Eu n@ Robótica

O "Eu n@ Robótica" surgiu no ano de 2017 como uma proposta para atingir estudantes que apresentassem dificuldades, principalmente nas disciplinas de física e de matemática. O processo para o crescimento veio com a participação em editais de fomento, que possibilitaram que um investimento maior fosse feito em equipamentos e infraestrutura “Participamos de um edital de fomento da PRPGI, que concedia kits LEGO aos campi contemplados. A partir daí, nosso projeto começou a crescer. Conseguimos um espaço próprio, o primeiro laboratório de Robótica do campus, denominado LAMARO (Laboratório de Manutenção e Robótica), que inicialmente era compartilhado com a disciplina de Manutenção de computadores” relembrou o professor Flávio Costa, que anteriormente foi responsável pela iniciativa.

Atualmente, além de um laboratório próprio para a robótica, o laboratório de EduMaker também é utilizado para as atividades que o grupo desenvolve. Nesses oito anos de atuação, foram mais de 600 estudantes, tanto internos quanto externos ao IFBA Eunápolis, atendidos pelo "Eu n@ Robótica".

Durante toda a preparação a dupla competidora recebeu o apoio dos (as) demais integrantes do programa. Parte do grupo também está acompanhando a IFBOTIC na viagem para Salvador.


Enquete


VOTAR PARCIAL